Início\ Informação \ Notícias
Escola Agrária de Santarém apresenta vinho
Polinómio é um vinho produzido pela Escola Agrária, no âmbito de um projeto que visa permitir aos alunos que aprendam fazendo

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS/Instituto Politécnico de Santarém) apresentou, na quinta-feira, o Polinómio, vinho que produz no âmbito de um projeto que visa permitir aos alunos que "aprendam fazendo".

Com 10 hectares de vinha, depois do aumento com castas brancas (Arinto, Chardonnay e Sauvignon Blanc, que se juntaram à Fernão Pires), e dotada de uma adega, a ESAS proporciona aos alunos a possibilidade de contactarem de perto com todo o ciclo vegetativo da planta e com todo o processo de produção do vinho, disse à Lusa a enóloga e professora Helena Mira.

Com uma produção anual de cerca de 13.000 litros, o vinho da ESAS tem vindo a ser vendido a granel, passando agora a ser comercializado em "Bag in Box" (embalagem que permite servir o vinho ao copo) e, assim que obtiver certificação da Comissão Vitivinícola Regional Tejo, em garrafas.

"Este é um parto que durou vários anos. Acho que podemos sentir-nos orgulhosos", afirmou a enóloga. Além do vinho, a ESAS produz azeite e, num projeto empresarial desenvolvido por um antigo aluno, queijos.

 

 

 

Fonte: Maior Tv | Lusa