Início\ Informação \ Notícias
Douro, Alentejo e Bairrada, os melhores vinhos de 2014
ViniPortugal premiou os melhores 280 vinhos portugueses

Alentejo, Dão e Porto foram eleitos os melhores do ano no Concurso Vinhos de Portugal organizado pela ViniPortugal.Tomando como referência o ano passado merecem destaque na edição de 2014 - para além das regiões do Alentejo e Douro - Bairrada, Dão e Tejo se tivermos em conta o número de Grandes Ouros e Ouros atribuídos.

 

Esta quinta-feira, no jantar de entrega de prémios no Palácio da Bolsa no Porto, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, foram distinguidos 280 vinhos, 22 Grandes Ouros, 45 Ouro e 213 Prata.

A categoria Melhores do Ano distinguiu Terra D'Alter Reserva, Tinto 2011 como Melhor Vinho de Lote, Rozés, Porto Tawny, 40 anos, como Melhor Vinho Fortificado, e Quinta das Marias Touriga Nacional Reserva, Tinto 2011, como o Melhor Vinho Varietal.

De acordo com a organização os 1070 vinhos em concurso demonstraram que "Portugal dispõe manifestamente de uma elevada consistência de qualidade. 75% dos vinhos alcançaram nota que lhes permitira a obtenção de uma medalha". No entanto, salienta, o regulamento estabelece um limite máximo o que não permitiu ir além das 280 medalhas.Frisam ainda, que "também pelas elevadas notas obtidas não foram atribuídas medalhas de bronze, ficando-se pelas medalhas de Prata".

Veja aqui os vinhos distinguidos

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que "O Concurso Vinhos de Portugal conseguiu reunir um importante painel de jurados nacionais e internacionais que em unanimidade valorizaram a consistência da qualidade dos nossos vinhos. A diversidade e a autenticidade das nossas castas são de facto únicas", referindo que a gala de entrega de prémios tem "como objectivo promover o que de melhor se faz em Portugal".

A ViniPortugal é a associação interprofissional do setor vitivinícola que tem como missão promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca "Vinhos de Portugal".

A ViniPortugal agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio (ANCEVE e ACIBEV), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às regiões demarcadas (ANDOVI).

O seu Plano de Marketing para 2014, no montante de 7,5 Milhões de euros, atingirá 11 mercados internacionais estratégicos, onde serão implementadas mais de 100 acções de diferentes perfis.

 

 

Fonte: Dinheiro Vivo