Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinho do Porto para o Brasil continuam em queda
O ano 2013 já tinha tido uma queda de 8,6% nas vendas de vinho do Porto para o Brasil. Em 2014, os primeiros quatro meses revelam que as exportações do tradicional produto português para o Brasil ainda não encontraram o caminho do crescimento, apresentando uma descida de 4,4%.

O ano 2014 vai levar a selecção portuguesa de futebol ao Brasil para disputar a Copa do Mundo, prometendo fazer chegar aos destinos brasileiros milhares de turistas lusos. Mas no que ao vinho do Porto diz respeito, o ano da Copa está longe de ser motivo para grandes brindes.

Nos primeiros quatro meses de 2014 as exportações de vinho do Porto para o mercado brasileiro caíram 4,4% face ao mesmo período do ano passado, para 1,08 milhão de euros. Um valor que deixa o Brasil na 11ª posição entre os maiores compradores mundiais do tradicional produto português.

O primeiro quadrimestre do ano prolonga, assim, a tendência negativa que as exportações do vinho do Porto para o Brasil já tinham apresentado em 2013. No ano passado as vendas do produto para o mercado brasileiro somaram 3,79 milhões de euros, um resultado que ficou 8,6% abaixo do alcançado no ano anterior, segundo as estatísticas do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Os dados da instituição portuguesa mostram que o Brasil voltou a ficar em 2013 fora do "Top 10" dos maiores mercados mundiais de consumo de vinho do Porto. No final de dezembro o Brasil ocupava a 11ª posição, num "ranking" liderado pela França, para onde Portugal exportou cerca de 78,9 milhões de euros em vinho do Porto. Em 2013 as vendas mundiais de vinho do Porto cresceram 2,4%, para 365,4 milhões de euros.

Em 2014, até abril, o cenário não mudou: o Brasil continua a ser o 11º mercado mundial do vinho do Porto e o terceiro fora da Europa, atrás dos Estados Unidos da América e do Canadá. 

Apesar dos esforços de promoção do produto, o mercado brasileiro não tem dado mostras de conseguir acompanhar a sede que outras geografias têm pelo vinho do Porto. Globalmente, as vendas deste produto subiram 2,6% nos primeiros quatro meses do ano, para 95,4 milhões de euros.

O maior mercado mundial continua a ser França, onde o consumo de vinho do Porto cresceu 1,3% no primeiro quadrimestre, atingindo a marca de 25 milhões de euros. O segundo maior mercado é a Holanda, com vendas de 13,3 milhões de euros e um crescimento de 5,2%. Portugal vem logo a seguir, com vendas de 12,5 milhões de euros e uma subida de 13,9%.

Na lista dos dez maiores mercados mundiais para o vinho do Porto estão ainda a Bélgica, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Canadá e Espanha. Em 11º lugar surge o Brasil, logo seguido da Suíça, Itália, Polónia e Suécia.

 

Fonte: Portugal Digital / Jorge Horta