A região do Alto Tâmega foi, em 2012, responsável por uma volumosa produção de vinho, particularmente nos concelhos de Valpaços e Chaves. Baseado neste facto e, em que a região é um destino de excelência em matéria de gastronomia, mas que contudo frequentemente nos deparamos com uma reduzida oferta de vinhos da região tanto no comércio como na restauração e hotelaria local, a ACISAT promoveu uma formação direccionada para o marketing na área dos vinhos, devidamente orientada por Ricardo Correia e com o objectivo de dotar as empresas das ferramentas necessárias para se auto-promoverem e se destacarem num mercado tão competitivo e com tanta oferta como é o dos vinhos.
Os formandos apresentaram a sua marca e respectivos produtos em jeito de teste prático dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação, contudo esta é apenas uma das etapas do projecto que culminará num grande evento, como explica João Miranda Rua, presidente da ACISAT "esta é uma oportunidade dada às empresas de mostrarem os seus produtos, faz parte de uma operação de marketing e, no final da formação que será por volta de Setembro será feita uma prova técnica de vinhos, de grande alcance e de grande afirmação em que as empresas irão também manifestar a sua opinião e sobretudo divulgar as vantagens que tiveram em participar nesta acção de formação". Um projecto que permite "dar algumas ferramentas às empresas para que elas possam ser mais competitivas e colmatar algumas deficiências que tenham sido detectadas no âmbito da consultadoria que se faz nas empresas", aclarou João Miranda Rua.
Um dos oito formandos que expuseram a sua marca e respectivos produtos foi Paulo Aguiar, enólogo da Adega Cooperativa de Valpaços, um espaço que produz anualmente cerca de 5 milhões de litros de vinho, metade da valor que já chegou a produzir devido essencialmente "ao abandono das vinhas por parte das pessoas idosas e que não tem continuidade pelos filhos". A Adega Cooperativa de Valpaços sob a marca "Caves de Valpaços" que abrange o próprio concelho, o concelho de Mirandela, algumas freguesias do concelho de Murça e algumas freguesias do concelho de Vila Flor oferece três segmentos de vinhos: vinhos de mesa, vinhos regionais transmontanos e vinhos DOC - Denominação de Origem Controlada que, segundo o enólogo dependem da matéria-prima já que "90% da qualidade dos vinhos começa na vinha". Para Paulo Aguiar apresentar um leque de oferta diversificada é importante porque desta forma "se atingem diversos segmentos de mercado".
Outro produtor presente no evento foi Carlos Bastos detentor de uma marca bastante curiosa denominada "Head Rock" produzida na encosta de Arcossó e para quem esta iniciativa por parte da ACISAT é "muito produtiva" e "interessante" já que para ele é "um conhecimento valorizado em termos de marketing já que na nossa qualidade de produtores que estamos muito focados na parte da produção não nos preocupamos com o marketing de venda". De acordo com o produtor de Arcossó, desde que a formação começou "há um maior cuidado em aplicar o que se aprendeu porque é uma mais valia ainda para mais sendo-nos oferecido pela nossa associação", rematou.
Esta apresentação pública terminou com uma prova de vinhos, onde todos os presentes puderam constatar a qualidade e a excelência dos produtos vitivinícolas da região do Alto Tâmega que conservam dentro de uma garrafa toda uma tradição e sabor da terra.
Fonte: Diário atual
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