Início\ Informação \ Notícias
Vinhos de Portalegre na "mira" de empresários de Taiwan
Mais de uma dezena de empresários de Taiwan terminaram hoje uma visita de dois dias ao distrito de Portalegre, com passagem por várias adegas, deixando "fortes perspetivas" de passarem a importar vinho da região.

"Há perspetivas de adquirirem vinho. Nós visitamos várias adegas e nos contactos desenvolvidos as oportunidades que surgiram são magníficas", disse à agência Lusa o presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), Jorge Pais.

A visita de dois dias do grupo de empresários de Taiwan ao Alto Alentejo foi promovida pelo NERPOR com o objetivo de "reforçar as ligações comerciais" em diferentes setores, como queijos, enchidos, vinhos e cortiça.

"Tal como está a acontecer com o azeite, em que empresários de Taiwan já nos estão a comprar esse produto, agora penso que conseguiremos o mesmo com os vinhos", declarou.

Observando que o distrito de Portalegre apresenta um "tecido empresarial débil", o presidente do NERPOR considerou que o mercado de Taiwan assume uma "grande importância" para os empresários alentejanos, uma vez que é uma região com "cerca de 30 milhões" de consumidores.

"Foi muito difícil trazer estes empresários ao Alentejo profundo. No entanto, foram criadas expectativas e há a forte convicção de exportarmos os nossos produtos", disse.

Jorge Pais destacou, por outro lado, que a visita tinha ainda como objetivo "investir" na internacionalização do distrito e na "criação de alianças estratégicas" entre as duas regiões.

"Taiwan tem 70% do mercado mundial de peças para hardware para telemóveis e computadores, entre outros, e há disponibilidade da parte deles em ter Portugal como parceiro para entrarem noutros mercados, como os de língua oficial portuguesa", disse.

O presidente do NERPOR espera atrair até Portalegre, nos próximos tempos, mais empresários estrangeiros, no sentido de mostrar "o potencial" da região.

 

Fonte: Notícias ao Minuto