Início\ Informação \ Notícias
Gran Cruz inaugura quinta-feira em Alijó adega e centro logístico de 16 ME
A Gran Cruz inaugura quinta-feira, em Alijó, uma adega e um centro logístico de armazenamento, num investimento global de 16 milhões de euros que permite concentrar a produção, armazenamento e operações de tratamento de vinhos da empresa.

"Este é o primeiro grande projeto que nós construímos de raiz no Douro", afirmou hoje à agência Lusa o responsável pela Gran Cruz, Jorge Dias.

O empreendimento integra duas adegas, uma de grandes volumes com capacidade para vinificar seis mil toneladas de uvas adquiridas a cerca de 3.200 viticultores dos concelhos de Alijó, Murça, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor.

Depois, uma adega mais pequena, totalmente independente, para categorias especiais de vinhos do Porto e Douro e capacidade para cerca de 600 toneladas de uvas.

O centro logístico de armazenamento tem capacidade para vinte e dois milhões de litros de vinho e aguardente. Com esta unidade, a Gran Cruz pretende concentrar num único local os "stocks" que estavam espalhados por vários locais da região.

Trata-se de uma unidade industrial de grandes dimensões, projetada pelo arquiteto Alexandre Burmester, que aliou "as elevadas exigências técnicas de vinificação e de estágios de vinhos do Porto e do Douro" aos aspetos de "integração paisagística".

Este projeto recuperou ainda uma área paisagisticamente degradada, que serviu de estaleiro de obras de construção civil, recriando a paisagem e dando continuidade à natureza do lugar, inscrito no Alto Douro Vinhateiro Património Mundial.

A Gran Cruz, empresa líder do mercado do vinho do Porto, referiu que se este é "um dos mais modernos centros de vinificação e logístico do género em Portugal".

Jorge Dias referiu que o investimento total foi de cerca de 16 milhões de euros, parcialmente apoiados por fundos comunitários.

O Grupo Gran Cruz é composto por sete empresas nos setores do vinho do Porto, Douro e Madeira.

A empresa vende cerca de 25 milhões de garrafas de vinho do Porto e regista um volume de negócios de cerca de 75 milhões de euros, dos quais 93% provêm da exportação.

 

 

Fonte: Porto Canal / Lusa