Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinho do Porto para o Brasil acumulam queda de 13% até maio
O mercado brasileiro está este ano menos interessado no tradicional produto português. Até maio as exportações de vinho do Porto para o Brasil sofreram uma queda de quase 13%, em sentido contrário ao crescimento global das vendas de 3,3%.

O Brasil está mais distante do "Top 10" de maiores mercados de consumo do vinho do Porto. O tradicional produto da região Norte de Portugal alcançou nos primeiros cinco meses do ano um crescimento global das vendas de 3,3% face a 2013, para 119,5 milhões de euros, mas no Brasil as vendas de vinho do Porto sofreram um decréscimo de quase 13%, para 1,37 milhões de euros.

Os dados mais recentes do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto revelam que no final de maio o Brasil permanecia em 11º lugar na lista de maiores mercados consumidores de vinho do Porto. Mas enquanto o Brasil perdeu vendas face a 2013, o 10º maior mercado, que é Espanha, registou um crescimento de 6,5%, para 2,02 milhões de euros. E o 9º maior mercado, a Dinamarca, cresceu 65%, para 2,85 milhões de euros.

Até abril as exportações de vinho do Porto para o Brasil seguiam a cair 4,4%, depois de o ano 2013 ter fechado com uma queda de 8,6% das vendas para o mercado brasileiro.

É uma incógnita saber se os produtores portugueses terão capacidade para, nos sete meses que falta contabilizar em 2014, pôr o vinho do Porto a crescer no Brasil. Para já, a procura do público brasileiro está longe de acompanhar a tendência global do produto.

O maior mercado do vinho do Porto continua a ser a França, para onde foram exportados 31,6 milhões de euros até maio, com um crescimento em termos homólogos de 2,7%. O segundo maior comprador é a Holanda, com 16,1 milhões de euros até maio (crescimento de 2,4%), logo seguida do próprio mercado português, com cerca de 16 milhões de euros (mais 10% do que no ano passado).

Ainda no "Top 10" de clientes mundiais do vinho do Porto estão, segundo o IVDP, a Bélgica, Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Dinamarca e Espanha.

Com o Brasil em 11º lugar da lista, seguem-se a Suíça, a Itália, a Polónia e a Suécia.

 

Fonte: Portugal Digital