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Feira do Alvarinho de Monção reafirma estatuto de um dos mais importantes certames do pais no setor vinicola
Edição deste ano superou todas as expectativas em relação à afluência de público e ao volume de negócios.

O sábado terá recebido o mesmo público que em 2013 mas a sexta-feira à noite e o domingo à tarde tiveram maior participação popular. Pelo recinto da feira, estima-se que tivessem passado entre 60 a 70 mil pessoas.

A Feira do Alvarinho, que decorreu no campo da feira no passado fim de semana, foi um enorme sucesso. Nos três dias, a organização apontava para uma afluência a rondar as 50 mil pessoas, contudo, esse número foi largamente ultrapassado, estimando-se que tenham passado pelo recinto da feira entre 60 a 70 mil pessoas.

Muita gente veio dos concelhos vizinhos, tanto portugueses como galegos, mas também de várias localidades portuguesas de norte a sul do país. Além de alguns presidentes de câmara e muitos políticos de diferentes quadrantes, passaram pelo recinto da feira vários rostos conhecidos do teatro e televisão.

A Feira do Alvarinho, que conseguiu captar um público diversificado e de distintas faixas etárias, esteve igualmente na agenda de muitos profissionais do setor que aproveitaram o certame para encetarem contatos negociais. Pelo local correu uma petição pública de apoio à defesa da exclusividade do vinho Alvarinho na Sub Região de Monção e Melgaço.

Esta questão foi central nos discursos de inauguração do certame. Tanto o autarca local, Augusto Domingues, como Miguel Queimado, da Associação de Produtores de Alvarinho, e José Afonso, da Confraria de Vinho Alvarinho, deixaram evidente a sua total oposição, que poderá assumir as mais variadas formas, à possibilidade de alargamento aprovada recentemente pela Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes.

O acréscimo de pessoas em relação à última edição, notou-se na primeira noite e também na tarde de domingo. Quanto ao sábado, a tenda gigante com cerca de 2000 metros quadrados, esteve, tal como no ano anterior, completamente lotada. Ainda sem dados oficiais, é praticamente seguro um significativo aumento do volume negocial dos expositores

Quem também ganhou com estes três dias de festa e promoção do vinho Alvarinho foi o setor da restauração. As unidades hoteleiras estiveram com lotação esgotada durante todo o fim de semana e os restaurantes/cafés encheram-se com locais e visitantes.

A feira, que apresentou um programa virado para a promoção do vinho e para a animação popular com grupos tradicionais e DJ`s conhecidos como Fernando Alvim, revelou-se igualmente bem-sucedida ao nível da logística, higiene e segurança, pautando-se por elevados índices organizativos.

Realizada, pela segunda vez, no requalificado campo da feira, a Feira do Alvarinho contou com um total de 104 expositores dispersos por uma área coberta e outra descoberta. No espaço coberto, tenda gigante de 20 por 95 metros, estiveram os produtores de vinho Alvarinho (25), tasquinhas/ranchos (10) e fumeiros/doçaria (6)

Na área descoberta, marcaram presença 63 expositores entre artesanato, instituições sociais, culturais e desportivas, organização e patrocinadores oficiais. Todos os expositores receberam um diploma de participação e uma lembrança alusiva ao certame produzida pela APPACDM/Monção.

 

Fonte: LOCAL.PT