Início\ Informação \ Notícias
Levedura ‘à la carte’ quer melhorar vinho amarense
Criar um produto diferenciador através da fabricação de uma levedura própria para os vinhos de Amares foi o desafio lançado pela empresa ‘Yeast Wine - Wine solutions’ aos produtores do sector vinícola do concelho.

A empresa tem como principal área de negócio o isolamento, caraterização e produção em pequena escala, de leveduras específicas para cada produto e propõe-se a estudar a região vinícola de Amares, dando condições aos produtores para conceberem um vinho com maior qualidade.

O serviço de levedura à la carte propõe isolar leveduras autóctones de uma área ou região de vinha, caracterizar o potencial enológico das estirpes geneticamente diferentes e selecionar as estirpes de acordo com os critérios enológicos que vão ao encontro do estilo de vinho pretendido pelo cliente.

"Aquilo que se pretende é criar a harmonia entre o solo, o microclima desta região, a planta (que é a videira o loureiro) e a levedura, fazendo com que esta harmonia possibilite que todos os produtores possam produzir um vinho com qualidade superior", explicou Isabel Araújo, coordenadora do projeto.

A ideia chave é "permitir que o vinho que tem um determinado valor possa ter um valor acrescentado, refletido num produto com mais competências, que pode ser único, exclusivo e diferenciador e que, a partir daí, se possa fazer marketing desta sub-região do Cávado para que os produtores beneficiam desse marketing territorial", destacou António Marques, presidente da Associação Industrial do Minho e representante da ‘Yeast Wine - Wine solutions'.

Entusiasmado com as potencialidades desta parceria, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, lembrou que está na altura de "marcar um ponto de viragem na estratégia promocional dos vinhos Amares" e considerou que todas as medidas que possam beneficiar o crescimento económico do concelho devem ser encaradas com "positivismo" e aproveitadas com "determinação".

 

Fonte: Correio do Minho