Início\ Informação \ Notícias
Vinhos históricos Pé Posto distinguidos internacionalmente
O vinho Pé Posto Branco 2011 e 2012 foi distinguido internacionalmente no “International Wine Guide 2014″. Entre mais de 240 vinhos a concurso na categoria “Branco”, o Pé Posto trouxe para Portugal as medalhas de Prata e Bronze.

Organizado em Espanha pela Catavinum, esta é uma iniciativa na qual participam profissionais de todo o mundo e que visa, essencialmente, divulgar junto de consumidores e profissionais os premiados, potencializando a produção e elaboração de vinhos de qualidade.

Já em 2013, o vinho "Pé Posto" Tinto 2009 Grande Reserva tinha sido premiado com a medalha de ouro num dos mais prestigiados eventos do mundo dos vinhos. Mundus Vini Alemanha 2013 vinha assim reconhecer as qualidades de um vinho histórico que recupera algumas das castas autóctones do Douro.

Produzido pela Quinta de Mosteirô, antiga granja do mosteiro cisterciense de S. João de Tarouca, o "Pé Posto" pretende ainda ser uma homenagem à própria Quinta pelo seu papel histórico na imposição do Douro como região vinícola de qualidade superior.

A distinção agora recebida vem também reforçar o Prémio Manuel Coutinho, que pretende incentivar e premiar trabalhos académicos na área de História, Arqueologia, Etnologia e Património relacionados com a Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, cujo prémio representa cinco por cento da venda dos vinhos Pé Posto durante um período de cerca de dois anos. Na primeira edição (2013/2014) foi distinguido o trabalho académico de Jaime Augusto Jesus Cunha sobre os "Caminhos de ferro Porto-Salamanca: dinâmicas territoriais no traçado desativado", cuja cerimónia de entrega decorrerá no dia 25 de outubro, integrada nas 2as do Museu de Lamego/CITCEM.

O vinho "Pé Posto", produzido a partir das castas do Mosteiro de São João de Tarouca descritas por Rui Fernandes na obra "Descrição do terreno ao redor de Lamego duas léguas 1531-1532", foi lançado em 2012 e resulta de uma parceria entre a Quinta de Mosteirô, Museu de Lamego, Projeto Vale do Varosa e Direção Regional de Cultura do Norte.

 

Fonte: LOCAL.PT