Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinhos do Douro estão a crescer
No primeiro semestre, as vendas dos vinhos DOP Douro no estrangeiro aumentaram 17,3%. Foram 554 mil caixas de garrafas que saíram de Portugal para o mundo.

As exportações dos vinhos DOP Douro mantêm a tendência de alta e, no primeiro semestre, cresceram 178,3% face aos primeiros seis meses de 2013, para atingirem os 20,7 milhões de euros, informou hoje o IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Este crescimento foi acompanhado de subidas na quantidade vendida (mais 14,9%) e no preço médio (mais 2,1%).

Em caixas, os  produtores do Douro venderam 554 mil unidades, mais 72 mil que em igual período do ano passado, tendo Canadá, Angola, Estados Unidos, Suíça e Alemanha como principais mercados.

Angola lidera crescimento

Por destinos geográficos, o maior salto foi registado em Angola, onde o volume de negócios dos vinhos tranquilos da região demarcada do Douro cresceu 65,8%, a quantidade vendida aumentou 65,1% e o preço por litro subiu 6,9%.

Num comentário ao desempenho do semestre, o presidente do IVDP, Manuel Cabral, sublinha que "o crescimento da exportaçao dos vinhos DOC Douro tem vindo a ser contínuo e sustentado, o que reflete uma maior expressão e notoriedade dos vinhos tranquilos no panorama internacional".

"O mundo está cada vez mais atento e sabe que a Região Demarcada do Douro, para além do vinho do Porto, produz vinhos tranquilos cada vez mais reconhecidos pela sua qualidade", diz o presidente do IVDP.

 

 

Fonte: Expresso