Início\ Informação \ Notícias
Idealdrinks garante primeiro lugar na classificação da influente revista Spirito diVino
A prestigiada revista internacional Spirito diVino distingue com o primeiro lugar o vinho Principal Rosé Tête de Cuvée 2012, produzido nas Colinas de São Lourenço - Bairrada pelo grupo Idealdrinks, numa classificação publicada na edição de Julho dedicada aos rosés do mundo.

O painel de prova, conduzido pelo especialista PierLuigi Gorgoni, jornalista e docente de enologia, e coordenador do departamento de degustação da revista Spirito diVino, seleccionou rosés provenientes de Itália, França, Espanha, Portugal, Argentina e Chile. Neste grupo de países estão os melhores rosés do mundo e, entre vinhos de mesa e espumantes, Portugal triunfou.

Para o editor da revista Spirito diVino, Franz Botré, o Principal Rosé Tête de Cuvée 2012 é um puro "Pinot Noir" e a vitória não surpreende porque confirma um percurso de qualidade da empresa portuguesa, que já com o de 2010 liderava a classificação dos Rosés do Mundo na degustação da revista de 2012. O Principal Rosé Tête de Cuvée 2012 é "um fora de série" que, garante, terá uma excelente longevidade e, destaca que poucos rosés são Pinot Noir 100%, devido a todas as implicações relacionadas com os custos da vindima, dos trabalhos na vinha, na adega e de todos os procedimentos envolvidos no engarrafamento, rotulagem, entre outros.

Franz Botré chama a atenção para a combinação perfeita do rosé com a gastronomia oriental, por se tratar de um vinho que, "com os seus taninos suaves e a sua acidez fresca, favorece os sabores agridoce, as especiarias e notas herbáceas".

O Principal Tête de Cuvée Rosé 2012 obteve 91 pontos na classificação e é descrito pelo painel de especialistas como um rosé produzido com Pinot Noir da Bairrada em pleno centro de Portugal mas "com uma atmosfera marinha, oceânica, atlântica. Frutos vermelhos ácidos (morangos silvestres, groselhas, framboesas) e cascas de citrinos. No palato revela um ritmo constante, decidido, conduzido por uma acidez fresca e com potencial para expressar uma persistência muito saborosa, mineral". PierLuigi Gorgoni acrescenta que o sentido da gama de vinhos Principal das Colinas de São Lourenço são "rótulos carregados de simbologia e no interior da garrafa o melhor da Adega".

Em primeiro lugar na categoria dos espumantes, com 90 pontos, está outro vinho produzido nas Colinas São Lourenço, o Espumante Brut Rosé 2009. Um rosé obtido a partir de pinot noir e pinot meunier, que PierLuigi Gorgoni descreve tendo uma "cor intensa com reflexos salmão acobreado e uma gama de aromas imediatamente estratificada e complexa. Frutos vermelhos, pêssego, amêndoa tostada, mineralidade suave. Bolha finíssima e temperada, persistência rica e suculenta. Seduzidos!"

Sobre a Idealdrinks, e face aos resultados obtidos, o especialista conclui tratar-se de uma empresa "com um talento surpreendente para a vinificação de rosês".

O Chairman do Grupo Idealtower, a que pertence a Idealdrinks, Carlos Dias, refere que este "é um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito nas Colinas de S. Lourenço com o objectivo de criar vinhos marcantes e de excelência. A presença entre os melhores vinhos rosés do mundo comprova e consolida a aposta que fizemos nesta região da Bairrada e no seu potencial. Esta distinção encoraja-nos a produzir os melhores vinhos possíveis e a continuar a surpreender os nossos clientes".

A Spirito diVino é uma revista que se caracteriza como "a revista para meditar, bebendo". É uma das mais prestigiadas revistas internacionais de vinhos, com edições, em italiano de cerca de 70 mil exemplares, em inglês com mais de 265 mil cópias e perto de meio milhão em mandarim. Segundo a mesma, as vendas de espumantes e vinhos rosés nos últimos dois anos revelaram um boom. Em dois anos a produção destas duas categorias aumentou em 20 por cento. Um sucesso cujo principal responsável é a procura do público, a par de uma grande variedade de rosés intrigantes, quer na sua origem quer no processo de criação, marcados pela singularidade e pela alta qualidade.