Início\ Informação \ Notícias
Reguengos quer Cidade Europeia do Vinho
Município aposta no turismo vitivinícola e na promoção dos vinhos de qualidade superior produzidos no Alentejo

A aposta de Reguengos de Monsaraz no turismo ligado à vitivinicultura vai ganhar forma na primeira quinzena de Setembro, com a formalização da candidatura a "Cidade Europeia do Vinho 2015", uma iniciativa da Rede Europeia das Cidades do Vinho - Recevin.

"É claramente uma aposta no turismo vitivinícola, numa região que tem vinhos de uma elevadíssima qualidade e numa região recentemente considerada pelo USA Today como a melhor região de enoturismo do Mundo para visitar", realça José Calixto, presidente da CM Reguengos de Monsaraz.

Em declarações ao LusoNotícias, o autarca acrescenta que o concelho, além da sua posição de relevo na produção de vinho (maior cooperativa do sector, a CARMIM, e maior produtor privado, Esporão), está inserido numa região com muito para oferecer. "Todos estes ingredientes, juntos com aquilo que são os valores deste território, desde o megalitismo, ao artesanato, cultura tradicional, gastronomia, beleza paisagística e património cultural, fazem com que apostemos forte na divulgação e na promoção dos vinhos de excelente qualidade aqui produzidos e que são responsáveis por quase 1/5 dos vinhos de mesa a nível nacional", disse.

Em fase de preparação da candidatura, a apresentar até 15 de Setembro, o trabalho tem apontado à construção de parcerias. Com produtores da região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre, CCDR Alentejo e com outras entidades, mesmo fora da região, caso da ANA- Aeroportos de Portugal e da Universidade de Aveiro, que poderá integrar a organização de um congresso internacional do vinho e da vinha.

"Temos um conjunto de parceiros contactados e confirmados para construir esta candidatura de Reguengos de Monsaraz a Cidade Europeia do Vinho 2015", assegura o autarca, que destaca a "parceria estratégica" com Évora e Elvas no sentido de incluir duas cidades distinguidas com o estatuto Património Mundial no projecto.

Numa fase de candidatura (o que significa vencer ou perder, como recorda José Calixto), mas olhando para o passado recente, fica a sensação que a aposta vale a pena. "Palmela, em 2012, foi Cidade Europeia do Vinho", lembra, avançando que em termos de "notoriedade do vinho e do enoturismo" a região de Península de Setúbal saiu beneficiada. "Estamos a seguir esse exemplo de sucesso", acrescenta.

A candidatura, segundo o autarca, tem limitações, tendo em conta que o Poder Local atravessa, de momento, a sua fase mais difícil: "Seria", admite, "talvez, mais cómodo ficar calmamente a dizer não podíamos avançar com este tipo de projectos, mas a nossa missão é outra, é trabalhar com responsabilidade e sem esquecer de cumprir as nossas obrigações com os cidadãos que nos elegeram. Esta é uma candidatura que visa o aumento da notoriedade territorial de Reguengos de Monsaraz e de toda a região e que pode trazer valor acrescentado ao enoturismo e outras áreas da actividade económica".

Alqueva: Alargar perímetro de rega

Sendo o sector vitivinícola um dos sectores de maior capacidade de exportação, tendo em conta a elevada qualidade dos vinhos produzidos no Alentejo, a autarquia assume a defesa de uma já antiga reivindicação dos produtores da região, a expansão do perímetro de rega de Alqueva.

Na candidatura em preparação, Calixto assume que o concelho contará com as "estratégias nacionais de promoção do sector vitivinícola". "E - acrescenta - com a capacidade de gestão da EDIA, nomeadamente no aumento do perímetro de rega, uma vez que a importância deste sector faz com que esse seja um dos temas fundamentais para tudo dê certo. Só poderemos ter produtos de qualidade, em quantidade para abastecer mercados de grande exigência, se se contarmos com todos os factores. Não é só a promoção e a capacidade técnica dos produtores, é também poder contar com investimentos fundamentais e de rentabilidade económica garantida, como é o caso da expansão do perímetro de rega para a região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz".

A Europa do vinho

A Rede Europeia das Cidades do Vinho, Recevin, promove pela quarta vez o concurso Cidade Europeia do Vinho, no âmbito da defesa e da promoção do enoturismo. O Concurso Cidade Europeia do Vinho tem um carácter rotativo entre os diversos países que fazem parte da Rede Recevin. Segundo a ordem que foi estabelecida, a edição de 2015 foi entregue a Portugal.

Em anos anteriores, a organização coube a Palmela (2012), Marsala, Itália (2013) e Jerez de la Frontera, Espanha (2014). O resultado da avaliação das candidaturas será publicado entre Outubro e Novembro e a cidade escolhida acolherá a cerimónia de entrega do título em Fevereiro de 2015.

O programa apresentado pela Cidade candidata tem obrigatoriamente uma dimensão europeia e deve explorar as suas singularidades e demonstrar criatividade, tendo em conta os seguintes critérios: reforçar as actividades de sensibilização que valorizam a cultura do vinho; promover a participação do máximo número de agentes económico-sociais do território; consolidar os vínculos entre essa região e as restantes regiões de vinho europeu; criar um projecto catalisador para o desenvolvimento da cidade.

Exporeg (14 a 17 de Agosto) "sinaliza" candidatura

A Exporeg - 22ª Exposição de Atividades Económicas, a decorrer de hoje até domingo no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz, com a participação de mais de uma centena de empresas, vai divulgar a candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2015.

O certame junta empresários e instituições, de sectores de actividade como a gastronomia e vinhos, serviços, artesanato, mobiliário, calçado, climatização, vestuário, produtos agropecuários, construção civil, comércio de automóveis, veículos motorizados e bicicletas, fotografia e vídeo, comunicação, novas tecnologias, entre outros. Durante este certame de atividades económicas realiza-se também a XIX Exposição de Pecuária, que integra 19 empresas e associações de criadores dos melhores exemplares das espécies bovina, caprina, asinina e ovina.

Para esta edição a AlentApp e o Município lançaram uma aplicação inovadora sobre a Exporeg, disponível em Android (Google) e iOS (Apple) nas versões smartphone e tablet. Esta aplicação tem um pacote de informações úteis onde é possível consultar a agenda, mapa de espaços (interior e exterior com os locais de cada expositor), atividades e espetáculos que decorrem durante o evento, mas também algumas curiosidades sobre a Exporeg, a candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2015, a gastronomia, os produtores de vinho e o enoturismo, a olaria, o artesanato, as infraestruturas e outros dados importantes sobre o concelho. A aplicação é gratuita para o utilizador e sem necessidade de acesso à internet após a sua instalação.

Monsaraz 360

A cerimónia de inauguração da Exporeg, hoje ao final da tarde, integra a apresentação do site Monsaraz 360, um dos primeiros sites nacionais com uma visita interativa completa a uma localidade através da tecnologia 360º HDR e de novos media para computador e smartphone. O site é bilingue, em português e inglês, tem galerias de imagens dos fotógrafos António Caeiro, João Fructuosa e David Ramalho, a história da vila, visita interativa 360 graus e o mapa de localização com informação das povoações mais próximas. As empresas locais poderão ter visitas interativas e assim ficarem associadas ao projeto. 

 

Fonte: Luso Notícias