Início\ Informação \ Notícias
Região do Tejo Bate Recorde de mais de 180 medalhas em 2014
Os vinhos do Tejo atingiram, pela primeira vez na história, o número recorde de 189 medalhas, de Janeiro a Julho de 2014, em concursos nacionais e internacionais, contra as 142 de 2013, no mesmo período.

O grande contributo para este resultado adveio da aposta na qualidade e na exportação, que os produtores da região vitivinícola do Tejo têm vindo a fazer desde 2009. 

Estes resultados foram conseguidos num total de 10 concursos: dois nacionais, o Concurso Nacional de Vinhos e o Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo, e oito internacionais, International Wine Challenge, International Wine & Spirit Competition, Concurso Mundial de Bruxelas, Mundus Vini, Vinalies International, Seliezione del Sindaco, Challenge International du Vin e Decanter.

"Das 189 medalhas conquistadas pelos nossos produtores, 131 são internacionais e 58 nacionais, o que prova que a grande aposta que temos vindo a fazer na exportação está certa. Somos reconhecidos internacionalmente pela nossa qualidade e é esse o caminho que temos que continuar seguir. Actualmente já estamos a exportar 40 por cento do que produzimos", afirma João Silvestre, Director Geral da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).

Ao todo foram distinguidos 123 vinhos tintos da região Tejo, 63 brancos e três rosés, num total de três medalhas de excelência, cinco de grande ouro, 57 de ouro, 80 de prata e 44 de bronze.

O maior destaque vai para os produtores Enoport United Wines, que arrecadou um total de 27 medalhas - uma de excelência, 11 de ouro, oito de prata e sete de bronze - e Adega Cooperativa do Cartaxo, com 20 medalhas - oito de ouro, oito de prata e quatro de bronze. 

Desde 2009, os vinhos da região do Tejo já conquistaram mais de 800 medalhas, num total de 12 concursos nacionais e internacionais, resultados que acompanham o crescimento na exportação, que de 2008 a 2013 aumentou 78 por cento.