Início\ Informação \ Notícias
Enóloga dos brancos Esporão em destaque na revista "The Tasting Panel"
Sandra Alves, 39 anos, enóloga responsável pelos vinhos brancos do Esporão, está em destaque na "The Tasting Panel", publicação norte-americana de referência do sector enogastronómico.

Ao lado Elena Walch (Itália) e Anne-Laure Helfrich (Alsácia, França), Sandra Alves surge num artigo que reúne as sugestões de vinhos brancos para o Verão. Veja aqui a edição digital.

As três enólogas estiveram recentemente em Nova Iorque para promoverem os seus vinhos em vários eventos. Um deles foi o almoço "Women and Wine" (Mulheres e Vinhos), evento que já vai na 3.ª edição e organizado no Ritz-Carlton Central Park por iniciativa de Marika Vida, diretora de vinhos do Hotel, cuja anfitriã foi a enóloga portuguesa.

Sandra Alves foi convidada a apresentar alguns dos principais vinhos brancos do produtor, como Esporão Reserva e Private Selection, Verdelho e Monte Velho, segundo informação da empresa, que dá especial atenção ao recém-lançado Assobio Branco, um projeto que se estende ao Douro, saído da mãos da enóloga.

Há uma década da equipa de enologia do Esporão, Sandra Alves começou cedo em Vila Real, onde passou a infância nas vinhas da família. Licenciada em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real) e pós-graduada em Viticultura e Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa (Porto), Sandra Alves é uma mulher do vinho.

A mesma publicação norte-americana vai promover uma conferência sobre as mulheres no vinho. "Woman of the vine" irá decorrer entre 13 e 15 de março, no The Meritage Resort and Spa, Napa, Califórnia.

Em discussão, entre outros temas, está o facto de as mulheres serem ainda muito poucas no mundo do vinho.De acordo com a American Association of Wine Economists, apenas 9,8% dos enólogos na Califórnia são mulheres.

Segundo a mesma fonte, aproximadamente 10% dos viticultores e enólogos empregados no sector australiano são mulheres e entre os 219 profissionais que conquistaram o título de Master Sommelier, apenas 21 são mulheres.

 

Fonte: Dinheiro Vivo