Início\ Informação \ Notícias
Anadia: Curso intensivo vinificação arranca no dia 1 de Setembro
A Estação Vitivinícola da Bairrada vai levar a efeito, entre os dias 1 e 5 de Setembro, o 108º Curso Intensivo de Vinificação, cuja frequência é gratuita.

Durante esta semana os temas em debate vão ser os mais diversificados, desde "A situação da vitivinicultura em Portugal e no Mundo", "Concepção da Adega", "O SO2 na vinificação", "Composição das uvas e do mosto", "A maturação da uva", "Determinações analíticas nos mostos", "Práticas de laboratório", "Fermentação alcoólica e maloláctica", "Controlo da temperatura de fermentação", "Higiene das instalações e equipamentos", "Vinificações em branco, tinto, licorosos e espumantes", entre outros temas.

Segundo o técnico José Carvalheira, da Estação Vitivinícola da Bairrada, até ao momento já se encontram inscritas mais de 40 pessoas. "Tudo indica que iremos ter uma adesão elevada de participantes, à semelhança do que aconteceu no ano passado, em que o curso foi frequentado por 80 pessoas". Explicou.

Este responsável referiu que todos os anos existem pessoas novas a frequentar o curso, existindo apenas uma pequena percentagem de repetentes.

Questionado sobre a pertinência do curso, considerou que "faz todo o sentido mantê-lo". "Se outrora o curso era frequentado mais por técnicos. Hoje, os participantes são mais os produtores-engarrafadores das várias regiões vinícolas do país que procuram ter mais conhecimentos sobre a produção de vinhos para assim poderem dar o seu contributo". Adiantou.

José Carvalheira realçou ainda a participação de jovens técnicos que "trabalham há pouco tempo e que pretendem adquirir mais conhecimentos". Por outro lado, "existem também técnicos agrícolas que querem complementar a sua formação na área da enologia e por isso frequentam estes cursos".

A maioria dos participantes é oriunda da região Centro, entre Leiria e Aveiro, mas existem também muitos das regiões do Vinho Verde, Douro, Ribatejo, Alentejo, Algarve e inclusive da Ilha da Madeira.

A nível nacional somente em Anadia se realiza um curso intensivo deste tipo.

De recordar que o 1º Curso Intensivo de Vinificação teve início a 28 de Agosto de 1929, no então Posto Agrário da Bairrada (designação da EVB entre 1913 e 1931) e até aos dias de hoje realizou-se ininterruptamente. Inicialmente, o curso tinha lugar no mês de Julho. Depois nos anos 50/60 passou para Setembro.

 

Fonte: Região Bairradina