Início\ Informação \ Notícias
“Drink More Portuguese Wine”
Este é o exacto título de um artigo publicado no site americano The Daily Meal.

Este é o exacto título de um artigo publicado no site americano The Daily Meal, assinado por Courtney Schiessl, escanção e escritora freelance, com o seu próprio site (www.courtneyschiessl.com). A articulista lamenta o desconhecimento dos vinhos portugueses por parte dos seus compatriotas. Mas, diz ela no artigo, "é uma pena esquecer Portugal. Não só pelos vinhos, mas também pela gastronomia, turismo, cultura e mais!

Os portugueses são um dos povos mais acolhedores e hospitaleiros e têm a sua história em alta consideração; e isso percebe-se também nos vinhos. Courtney dá depois 5 razões para qualquer enófilo beber mais vinhos portugueses.

A primeira é a relação preço/qualidade; a segunda tem a ver com a quantidade de castas tipicamente portuguesas, "que não se encontram em mais nenhum lugar do mundo"; a terceira é a variedade de estilos de vinho, resultante da enorme variedade de micro-climas; a quarta razão é o que Courtney chama de "Food-friendliness": "os vinhos portugueses, diz ela, "tendem a ser incrivelmente amigos da comida". A última razão está mais num conceito que no vinho em si: Tradição e modernidade; ou seja, Courtney afirma que os produtores portugueses continuam a usar técnicas antigas - como a pisa a pé - mas não enjeitam as mais modernas técnicas de vinificação.

Em resumo, a escanção-escritora diz que "existe sempre um vinho português para dar prazer todo e qualquer enófilo".
Pode ler o artigo completo no site do The Daily Meal.


Fonte: Revista de Vinhos