Início\ Informação \ Notícias
Revista Gula elege dois portugueses no top dos vinhos de 2014
A revista Gula, uma das maiores referências no que toca a vinhos e gastronomia no Brasil, publicou recentemente o seu número anual dedicado aos vinhos, com “100 vinhos – Degustação e ranking”.

É nesta edição que os provadores da revista elegem os melhores vinhos à venda no Brasil, em cada categoria. Portugal ganhou o Melhor Tinto, distinção que coube ao bairradino Kompassus Reserva 2011. A descrição do vinho indica um "final longo com gosto de ‘quero mais'".

O outro vencedor lusitano coube ao Família Horácio Simões Bastardo 2010, um licoroso baseado nesta casta quase extinta na Península de Setúbal. A nota de prova indica que "passeia elegante pela boca, com fina untuosidade, muito equilíbrio e final extenso". Este vinho ganhou o título de "Melhor Fortificado do ano".

Outros vinhos portugueses estiveram em destaque nesta edição. Nos tintos, destaque para o Mondeco 2009 (da Quinta do Mondego, Dão), o Vinha do Mouro 2007 (Miguel Louro, Alentejo), Poliphonia Reserva 2012 (Granacer, Alentejo), Scala Coeli 2010 (Fundação Eugénio de Almeida, Alentejo), Chocapalha Vinha Mãe 2009 (Casa Agrícola das Mimosas, Lisboa), Quinta da Manoella Vinhas Velhas 2011 (Wine & Soul, Douro).

Nos brancos brilhou o Lybra 2012 (Quinta do Monte d'Oiro, Lisboa), Quinta da Alorna Arinto Chardonnay Reserva 2013 (Quinta da Alorna, Tejo), Herdade dos Grous Reserva 2012 (Alentejo), e o Mirabilis Grande Reserva 2012 (Quinta Nova de N. Senhora do Carmo, Douro). A categoria de Fortificados foi aquela onde mais vinhos portugueses se destacaram: nada menos do que 17 (das 20 entradas), entre Vinho do Porto (de vários estilos), Madeira e um Moscatel de Setúbal.

Finalmente, na categoria de "Borbulhantes", a Gula destacou o Murganheira reserva bruto, que ombreou entre 11 candidatos de várias nações. A única categoria onde os vinhos portugueses não estiveram presentes foi na de vinhos Doces, com apenas seis entradas.

Pode ver a lista completa neste site.

 

Fonte: Revista de Vinhos