Início\ Informação \ Notícias
CCVFloresta prepara vindima de 2014
Com a participação dos enólogos António Selas e Francisco Antunes e uma sala repleta, foi realizada mais uma conferência sobre o tema “Preparação da Adega e Controlo de Maturação”.

Para a produção de um bom vinho é necessário e obrigatório recorrer a um conjunto de procedimentos técnicos rigorosos, quer na vinha, quer na adega, até mesmo para a produção de vinho caseiro. Nesta conferência foram abordados vários assuntos como a importância do controle fitossanitário na vinha; do ciclo vegetativo da videira e das intervenções culturais; da ida ao laboratório para avaliar o estado de maturação das uvas e da evolução dos mostos durante o processo de fermentação e da corretas higiene e desinfeção de todo o material que entra em contacto com a videira, com as uvas e, finalmente, com o vinho, pois são potenciais focos de infeção, podendo alterar profundamente a qualidade do vinho e até mesmo inutilizar todo um ano de esforço. A vitivinicultura atual é uma arte, mas requer um conjunto de tecnologias, conhecimentos científicos e métodos laboratoriais não só na investigação, mas também no controle de todo processo vínico, que se inicia com a instalação de uma vinha até ao produto final o vinho.

No momento da vindima, o vitivinicultor já despendeu de trabalho e de dinheiro para a obtenção de um produto de qualidade, por isso não pode desperdiçar, a partir desse momento, nenhuma oportunidade para a obtenção de um bom vinho. Daí surge a necessidade de preparar adequadamente a adega e todo o material vínico interveniente, através da limpeza e desinfeção, para as vindimas que se aproximam. Os cuidados de limpeza começam antes da vindima, continuam na vinificação e prolongam-se até ao engarrafamento.
A marcação da data da vindima deverá ter em conta o estado de maturação das uvas, as variedades implantadas e as condições de clima da região em causa.

Durante a fermentação é obrigatório vigiar de perto a temperatura, a acidez e a densidade do mosto e nos momentos certos realizar as trasfegas e as correções adequadas até o produto final estar em condições de consumo.

A vitivinicultura está historicamente ligada a Portugal como uma atividade agrícola de relevante importância económica e social. No quadro do valor da produção do ramo agrícola nacional, este sector representa cerca 14% do total, tomando como referência a média de 2002-2004. Em termos absolutos, considerando os valores gerados no último triénio, o sector vitivinícola contribuiu em média com mil milhões de euros/ano, a preços base, para o valor total da produção do ramo agrícola. Fazer um bom vinho requer experiência e conhecimento que estão ao seu dispor no laboratório de vinhos do Centro Ciência Viva da Floresta. Aproveite esta oportunidade ao serviço da agricultura regional e produza um vinho de qualidade.

 

Fonte: LOCAL.PT