Início\ Informação \ Notícias
Colheita de uva na região Tejo deve produzir 50 milhões de litros de vinho
A Comissão Vitivinícola da Região do Tejo (CVR Tejo) calcula que a colheita de uva deste ano seja suficiente para produzir cerca de 50 milhões de litros de vinho, segundo um comunicado hoje divulgado.

"As vindimas na região do Tejo já se iniciaram em meados de agosto e a CVR Tejo estima que a colheita venha a permitir a produção de cerca de 50 milhões de litros, um valor muito semelhante ao de 2013", lê-se no comunicado.

No documento, a CVR Tejo frisa que "o mais importante é que os produtores mantenham a mesma qualidade do vinho conseguido nos últimos anos", que tem colocado aquela região para "níveis de elevada qualidade" a nível nacional.

Segundo o diretor geral da CVR Tejo, João Silvestre, "a melhoria da qualidade é uma preocupação constante dos produtores que são os responsáveis pelo prestígio alcançado pelos vinhos da região nos últimos anos e o nosso papel é aumentar a penetração e notoriedade a nível nacional e internacional".

A CVR Tejo considera ainda que este desempenho irá manter fortes as exportações e a afirmação da marca 'Wines of Portugal'.

Os vinhos do Tejo atingiram nos primeiros seis meses do ano o número recorde de 189 medalhas em concursos nacionais e internacionais, contra as 142 de 2013, no mesmo período.

Ao todo foram distinguidos 123 vinhos tintos da região Tejo, 63 brancos e três rosés, num total de três medalhas de excelência, cinco de grande ouro, 57 de ouro, 80 de prata e 44 de bronze.

A região dos vinhos do Tejo é composta por um total de 17 mil hectares, que produzem, anualmente cerca de 550 mil hectolitros.

Os três maiores mercados da região foram, em 2013, Angola, Suécia e China



Fonte:
Notícias ao Minuto