Início\ Informação \ Notícias
IVDP quer o vinho do Porto no calendário
No próximo dia 10 de Setembro, quarta-feira, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP) promove a primeira edição do Port Wine Day.

A iniciativa vai juntar, durante a manhã, especialistas nacionais e internacionais num seminário sobre vinhos, gastronomia e mercados e, à tarde, estes peritos encontram-se numa prova de 78 Vintages da primeira década do século XXI com 30 produtores de vinho do Porto.

De acordo com o presidente do IVDP, "o Port Wine Day é uma homenagem ao vinho do Porto e à Região Demarcada do Douro, aos produtores, aos comerciantes e a todos os intervenientes que ao longo da história consolidam o vinho do Porto como embaixador da região, da cidade e do país. Esta é uma grande festa que celebra a denominação de origem Porto e que gostaríamos de realizar anualmente".

Tendo como temas principais, os "Desafios do mercado vinícola asiático" e "Futuro da harmonização da gastronomia e vinhos" o seminário decorre entre as 9h00 e as 13h00, em inglês. Entre os oradores estão a Master of Wine Debra Meiburg, David Chow, fundador e CEO da distribuidora Altavis Fine Wines, Jordi Franch, director comercial da Miguel Torres, Ferrán Centelles, especialista regional de vinhos espanhóis para a Jancisrobinson.com, Vítor Claro, produtor de vinho com a marca Dominó e empresário de restauração, Pedro Araújo, Chef Executivo no Hotel Fábrica de Chocolate em Viana do Castelo, e Sébastién Gaudard, o "Petit Prince" da pastelaria francesa. 

 

Fonte: Ambitur Online