Início\ Informação \ Notícias
Vindimas trazem menos vinho mas qualidade excepcional
Já é possível fazer um balanço da época das vindimas. Há quebras na produção

A época 2014/15 ficará marcada por uma menor produção face à anterior em quase todas as regiões vinícolas, mas por uma qualidade de muito boa a excepcional. O Instituto da Vinha e do Vinho estima que a produção atinja os 5,9 milhões de hectolitros, uma redução de 5,7% face à anterior. A maior quebra deverá registar-se na região do Dão e das Beiras. As vindimas arrancaram em Agosto nas regiões do Alentejo e Douro, mas o clima de Setembro ainda terá uma palavra determinante a dizer.

No Alentejo, a Sogrape espera "uma qualidade excepcional, para a qual contribuíram as reservas de água do solo" e as temperaturas pouco elevadas de Julho e Agosto. A quantidade será semelhante à do ano passado", adianta ainda a empresa. Também o Esporão, que tem no Alentejo a sua maior propriedade vinícola, prevê "uma colheita com muita qualidade, com uma quantidade média por hectare dentro dos parâmetros normais". A Azamor, que explora a herdade alentejana do Rego, espera "menos quantidade que no ano passado, mas ainda melhor qualidade - com potenciais de álcool de 13,5 a 14% e perfeita acidez, o que é muito raro no Alentejo", diz a proprietária, Alison Gomes.

No Douro, a redução da quantidade rondará os "5% em relação à média dos últimos cinco anos", diz a Sogrape, justificando essa queda pelas "temperaturas irregulares verificadas na fase da floração" e "precipitação elevada" do Inverno e início da Primavera. Caso não chova muito em Setembro "será de esperar uma qualidade muito boa a excepcional", adianta a empresa. A Quinta do Crasto espera também "uma produção ligeiramente inferior à vindima de 2013" e "grande qualidade, potenciando a produção de vinhos complexos e muito elegantes", frisa o administrador Tomás Roquette. Na Quinta das Murças, propriedade no Douro do Esporão, as uvas "obrigaram a cuidados redobrados" devido às chuvas no Verão, mas o vinho deverá ser de "muita qualidade".

Só este mês é que a Sogrape inicia as vindimas na região dos vinhos verdes, onde espera uma quebra de 10% na produção. "Se o mês de Setembro decorrer seco e quente, podemos obter uma muito boa qualidade", adverte. A Aveleda, especialista na produção de vinhos verdes, embora estime uma quebra de 5% face a 2013 prevê "um ano de muita qualidade, especialmente para vinhos brancos", diz o administrador Martim Guedes.

A Sogrape realça ainda que no Dão e Beiras é esperada uma quebra de produção de cerca de 25% em relação à média, devido à irregularidade do ano no que toca ao clima. "A qualidade espera-se, no entanto, muito boa a excepcional, desde que o mês de Setembro decorra seco e quente".

 

Fonte: Económico