Início\ Informação \ Notícias
23.ª Feira de Vinhos do Dão: O sucesso passou por Nelas
A 23.a edição da Feira do Vinho do Dão decorreu em Nelas entre os dias 5 e 7 de setembro.

A 23.a edição da Feira do Vinho do Dão, que decorreu em Nelas entre os dias 5 e 7 de Setembro, foi um evento que trouxe muito movimento à vila beirã, entre produtores, público e interessados no mercado do vinho. Com mais de 40 produtores participantes esta festa tornou--se no principal acontecimento da Região Demarcada do Dão. Mas não foi só de vinho que se tratou já que o queijo da serra (o outro produto certificado da zona) e enchidos, doçaria, chocolate e artesanato também marcaram presença.

Ao longo dos três dias passaram mais de 14 mil visitantes pela feira, um número muito acima das edições anteriores, e mais de 500 pessoas assistiram aos 17 workshops, showcookings com conceituados chefes de cozinha e pasteleiros, provas de vinhos e azeites pensados especialmente para o certame. Mais de 3000 refeições foram servidas na Praça de Alimentação, uma das novidades deste ano e, em todas as noites da feira, os Paços do Concelho ficaram apinhados para assistir ao espectáculo musical "As Músicas que os Vinhos Dão", de António Leal, com a presença da fadista Cátia Garcia, do acordeonista João Gentil, além de cantores líricos e mais de 30 figurantes.

Outros dos momentos altos da feira foi a homenagem ao escanção, a prova de Vinhos Velhos no Centro de Estudos Vitivinícolas de Nelas, e a wine party proporcionada pela luz e som do Dj Gryzzler, pelos apontamentos gastronómicos coordenados pelo chefe Diogo Rocha e, sobretudo, pelo cocktail do Dão produzido especificamente para o momento pela Dão Sul.

Um jantar na Federação dos Vitivinicultores do Dão veio inaugurar um conjunto de eventos que a Câmara Municipal de Nelas vai passar ali a organizar. O programa contou ainda com actividades lúdicas, desportivas e de animação e várias visitas a produtores de vinhos e queijos da Região Demarcada, de que brevemente daremos maior desenvolvimento.

 

Fonte: Jornal i