Início\ Informação \ Notícias
‘Herdade das Servas Touriga Nacional 2008’ é um dos 100 melhores no mercado asiático
Um dos topos de gama da Herdade das Servas, o monovarietal de Touriga Nacional da colheita de 2008 – já esgotado no produtor – acaba de ser eleito um dos 100 melhores vinhos à venda no mercado asiático

A classificação foi feita e publicada em livro por Ronny Lau, crítico que já se deslocou a Portugal para conhecer o produtor. Do nosso país foram apenas quatro os vinhos a integrar este painel: precisamente o ‘Herdade das Servas Touriga Nacional 2008', um tinto do Douro, um vinho do Porto e um Moscatel de Setúbal.

Esta colheita faz parte de um conjunto de cinco monocastas de Touriga Nacional que a Herdade das Servas fez chegar ao mercado - 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008. Recorde-se que este, tal como todos os topos de gama da família Serrano Mira, só são lançados quando atingem o patamar de excelência definido pela equipa de enologia, composta por Luís Serrano Mira e pelo enólogo Tiago Garcia.

Em termos de perfil, é um vinho de cor violeta escuro e aromas florais, sugerindo violetas, integrados com frutos pretos bem maduros. No palato tem um sabor intenso, macio, bastante elegante e com taninos robustos. É um vinho com grande potencial gastronómico - liga bem com carnes vermelhas, caça, queijos intensos e enchidos - e que promete longevidade. A prová-lo está o facto desta colheita, de 2008, ter sido provada já este ano, revelando um vinho capaz de se destacar no seio dos inúmeros vinhos que estão à venda no mercado asiático, muitos deles portugueses.

Faz parte da estratégia da Herdade das Servas vinificar em extreme todas as castas que tem plantadas nos mais de 200 hectares de vinhas (13 nos tintos e 9 nos brancos), o que lhe permite uma avaliação mais real e eficaz do potencial da mesmas, colheita após colheita. A juntar à Touriga Nacional, a Herdade das Servas já lançou monovarietais de Aragonez (2004) e, mais recentemente, ou seja, no final de 2013, de Petit Verdot (2010) e Alfrocheiro (2010). Para este ano está previsto o lançamento do ‘Herdade das Servas Alicante Bouschet 2011'.

Sobre a Serrano Mira - Sociedade Vinícola, S.A. | Herdade das Servas

A família Serrano Mira é uma das mais antigas na produção de vinho na região do Alentejo. Carlos e Luís Serrano Mira são os actuais proprietários e administradores da Serrano Mira - Sociedade Vinícola, S.A. | Herdade das Servas, que zela por um património vinícola de 220 hectares, dividido em quatro vinhas: Azinhal, Judia, Monte dos Clérigos e Servas. A idade das vinhas está compreendida entre os 20 e os 60 anos, com excepção da vinha das Servas que foi plantada em Janeiro de 2007. As vinhas são seguidas por uma equipa de viticultura liderada por Carlos Serrano Mira. A direcção de enologia está a cargo de Luís Serrano Mira e do jovem enólogo Tiago Garcia. A adega, situada na Herdade das Servas, está equipada com a mais moderna tecnologia de recepção, vinificação e envelhecimento de vinhos, dando origem a tintos, brancos e rosés, sob as marcas Herdade das Servas (topo de gama), Monte das Servas e Vinha das Servas (entrada de gama).

 

Fonte: LOCAL.PT