Início\ Informação \ Notícias
Preço do vinho exportado subiu 15% no primeiro semestre
Cada litro de vinho foi vendido no exterior por 2,39 euros, impulsionado pelo aumento das vendas nos produtos engarrafados. O turismo ajudou o mercado nacional a travar a queda em nove trimestres consecutivos

O preço médio do vinho português com destino à exportação aumentou 15,2% na primeira metade do ano, para um preço médio de 2,39 euros por litro. Neste período, as receitas obtidas fora do País ascenderam a 314,4 milhões de euros, informou esta terça-feira, 23 de Setembro, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

A evolução no preço médio de venda no exterior é explicado, em comunicado, com o crescimento das exportações de vinhos engarrafados (mais de 135 milhões de garrafas), tendo o preço subido "na maioria das categorias". Os vinhos com denominação de origem, os vinhos regionais e o Vinho do Porto representaram 77% das exportações em valor e 55% em volume.

"Estamos com quatro anos e meio de crescimento sucessivo", assinalou Frederico Falcão, o presidente do IVV, que aconselha ainda uma "leitura prudente" dos dados no mercado nacional, que mostraram no primeiro trimestre um crescimento de 1,5% em quantidade, após nove trimestres consecutivos a contrair. É que a restauração representa um quarto das vendas em Portugal, podendo assim estar apenas a "beneficiar do efeito de aumento do turismo".

A subida do preço médio já tinha sido o principal destaque no fecho dos dados das exportações de vinhos relativas a 2013, que totalizaram 725 milhões de euros, naquele que foi o quarto ano consecutivo de aumento das receitas do sector fora de portas. No total do ano passado, o preço médio por litro situou-se nos 2,37 euros, o que representou já então um aumento de 13,3% em relação ao verificado em 2012.

 

Fonte: Jornal de Negócios