Início\ Informação \ Notícias
Mark Squires dá 97 pontos a tinto português
O tinto do Douro Fojo 2000 conseguiu a mais alta pontuação para um vinho não generoso até hoje na publicação de Robert Parker, a Wine Advocate

A nota foi dada por Mark Squires, o provador responsável pelos vinhos portugueses nesta organização. O anterior recorde estava com quatro vinhos - Quinta Vale D. Maria de 2009, Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2003 e 2011 e o Quinta do Mouro Gold Label - que conseguiram 96 pontos.

Mark Squires revelou esta nota de prova e outras 255, publicadas de uma só assentada em finais de Agosto no site www.erobertparker.com. Dois outros tintos durienses de 2011 - Quinta da Leda e Conceito - estiveram também em destaque, com 95 pontos cada (na foto, os três mais pontuados).

Relembre-se que estes não são os vinhos portugueses melhor pontuados nesta publicação: na listagem dos melhores de sempre existem seis vinhos lusos com a pontuação máxima (100 pontos), todos generosos e uma boa parte vinhos extremamente antigos.

No texto que acompanha as provas, Mark Squires falou do ano de 2013 para os brancos e do de 2011 para os tintos. No primeiro caso o provador dá a entender que foi um ano heterogéneo, conforme os produtores conseguiram ou não vindimar antes das chuvas. Quanto aos tintos de 2011, Mark Squires diz que foi uma vindima muito boa: "é difícil encontrar vinhos de topo que não impressionem".



Fonte:
Revista de Vinhos