Início\ Informação \ Notícias
Adega de Vila Real com melhor rosé no Canadá
O maior concurso de vinhos do Canadá – chamado de ‘WineAlign World Wine Awards of Canada 2014’ - foi vantajoso para o vinho Vila Real rosé 2013 da Adega de Vila Real.

Este néctar foi considerado o melhor rosé em prova pelos jurados do concurso e, como tal, ganhou a distinção "Category Champion" (Campeão da Categoria). Este foi o único vinho português a conseguir tal distinção. Este vinho foi feito pela equipa de enologia da Adega de Vila Real (Rui Madeira e Luís Cortinhas) com as castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.

The World Wine Awards of Canada (WWAC) é um concurso que se realiza todos os anos e que está aberto a todos os vinhos (canadianos e importados), desde que o preço não ultrapasse os 50 dólares por garrafa.

Os vinhos são divididos em três categorias, consoante a gama de preços: até 15 dólares, entre 15 e 25 e, finalmente, entre 25 e 50 dólares (um euro equivale a 1,4 dólares canadianos).

Os mesmos prémios existem em cada categoria, excepto o campeão da categoria, que é escolhido sem levar o preço em conta. Para além do preço, os vinhos são divididos por outras categorias e provados em conformidade. E

xistem à partida 34 categorias, a grande maioria ligadas a castas pouco usadas em Portugal ou mesmo inexistentes. Como tal, os vinhos portugueses ficaram limitados a meia dúzia de categorias mais generalistas, como vinhos fortificados, vinhos tintos de lote, vinhos brancos de lote, rosés.

O painel de provadores é composto por críticos de vinhos, jornalistas da especialidade, escanções, compradores e outros profissionais da fileira do vinho. Curiosamente, a organização não convida enólogos, retalhistas e técnicos de marketing para este concurso. Infelizmente a organização não anunciou quantos vinhos foram provados nem o número de amostras por país.

Mais informação podem ser consultadas a partir do site do concurso.

 

 

Fonte: Revista de Vinhos