Início\ Informação \ Notícias
Os vinhos do Alentejo regressam a Lisboa
Mais de 400 vinhos alentejanos de 72 produtores vão estar à prova sexta-feira e sábado (18 e 19 de Outubro), no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Mais de 400 vinhos alentejanos de 72 produtores vão estar à prova sexta-feira e sábado (18 e 19 de Outubro), no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para que todos os amantes, apreciadores ou curiosos possam conhecer a riqueza enológica daquela que é a região vitivinícola mais consumida em Portugal, com destaque para as últimas novidades, colheitas e produtores de referência.

A organização é da responsabilidade da CVRA - Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, que pretende fomentar o contacto directo entre produtores, consumidores e restantes agentes envolvidos no universo do vinho alentejano.

De acordo com Dora Simões, presidente da CVRA, "durante dois dias irão estar em prova cerca de quatro centenas de vinhos alentejanos, com destaque para os últimos lançamentos disponíveis no mercado e para as grandes referências da região. Provas temáticas orientadas por especialistas de renome, um ambiente sofisticado, muita animação e música ao vivo complementam um evento que promete surpreender". A Grande Lisboa é um dos principais mercados dos Vinhos do Alentejo e a realização deste evento permite, por um lado, reforçar o posicionamento dos vinhos nesta região e, por outro, captar novos públicos.

Amanhã, sexta-feira, entre as 4 da tarde e as 9 da noite e no sábado entre as 3 e as 9 da noite. Para aceder à prova de vinhos, o visitante pagará 3 euros, valor que será convertido num copo que os visitantes utilizarão para apreciar os vinhos que desejarem.

Para além das provas haverá outros eventos. Logo na sexta-feira, às 6 e meia da tarde haverá a tertúlia "Um Brinde com a Ciência", com Raquel Soares, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e Tiago Outeiro, do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa e da University Medical Center Goettingen, na Alemanha.

No sábado, às 8 horas da noite, haverá animação e música ao vivo com a participação especial de Pierre Aderne, um músico com carreira sólida no Brasil e trabalhos editados também em Portugal e no Japão, que convidou os amigos Susana Félix e Pedro Moutinho para "momentos musicais que perduram.

Também para Sábado, às 15h30 está programado o seminário dedicado à "Fisiologia dos Sentidos", uma verdadeira aula com Luís Pedro Amorim (director da Câmara de Provadores da CVRA) onde poderão ser testados os sentidos e identificar o nível de provador de vinhos de cada um.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional - quer na quota de mercado em volume (43,1%) quer em valor (44,3%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua actividade é financiada através da venda dos selos de certificação que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.

 

Fonte: Jornal i / António Mendes Nunes