Início\ Informação \ Notícias
À Mesa: Sabores do Tejo
Concurso de enogastronomia dá viagem de estudos a Portugal como prêmio

Atenção chefs e sommeliers da Bahia. A CVRTEJO, entidade portuguesa que é responável pela divulgação dos vinhos da região do Tejo, está promovendo a segunda edição do concurso de enogastronomia com vinhos do Tejo no Brasil. A organização no Brasil tem parceria com a Wine Senses. O desafio é criar receitas harmonizadas com vinhos do Tejo. Quem quiser participar basta entrar em contato com comercial@winesenses.com.br e solicitar ficha de inscrição e regulamento até a quinta-feira.

As melhores harmonizações serão premiadas com cursos de vinho e kits de vinho do Tejo. A harmonização mais pontuada terá como prêmio uma viagem de estudo a Portugal. Esse concurso, em 2013, premiou vários profissionais com acesso ao primeiro curso de harmonização com vinhos do Tejo realizado em São Paulo. A melhor harmonização foi de Luciene Carvalho, sommelier do Restaurante Avek.

A região do Tejo é uma das mais antigas produtoras de vinho de Portugal. Desde a Idade Média as vinhas da região já vinham garantindo uma boa parcela da exportação. Já em 1170, Dom Afonso Henriques determinava à cidade de Santarém que, "aos peões devem-se dar a oitava de pão, vinho e linho".

Do tempo do Rei Dom Fernando (1367-1383) há documentos que falam também da existência de vinha e da produção do vinho do Ribatejo (agora há pouco rebatizado de Tejo): "Flandres, Alemanha, Castela, Leão e a Galiza se proviam de azeite e vinho de Santarém". Também Fernão Lopes, referindo-se aos produtos exportados naquela mesma época, cita "os grandes carregamentos de vinho". E diz mais: "Que a exportação média anual chegou a carregar 400
a 500 navios, e que num ano atingiu 12 mil tonéis de vinho".

Hoje as quintas do Tejo produzem cerca de 5 milhões de litros de vinho por ano. E, enquanto no Brasil, a Comissão Vitivinicola Regional do Tejo promove esse concurso de harmonização pelo  segundo ano, em Portugal o concurso entra no quinto ano consecutivo. O Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, que encerra hoje, teve 27 restaurantes inscritos. Então, é uma boa oportunidade de ganhar uma viagem a Portugal para estudar os vinhos produzidos às margens do Tejo.

 

Fonte: Correio24horas.com.br