Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinho do Porto para o Brasil descem 5,2%
Nos primeiros nove meses do ano as vendas do tradicional produto português no mercado brasileiro caíram 5,2%, para 2,8 milhões de euros, atenuando a queda de quase 15% que tinha sido verificada até junho.

As exportações portuguesas de vinho do Porto para o mercado brasileiro somaram nos primeiros nove meses deste ano o valor de 2,8 milhões de euros, menos 5,2% do que em igual período do ano passado, de acordo com o IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

O resultado traduz uma recuperação no desempenho das vendas de vinho do Porto para o Brasil no terceiro trimestre do ano, pois até junho as exportações para o mercado brasileiro contabilizavam uma queda de 14,7%, de acordo com os dados do IVDP para o primeiro semestre.

A descida de 5,2% até setembro impediu o Brasil de ganhar protagonismo na lista de maiores compradores mundiais de vinho do Porto. O mercado brasileiro é agora o 11º consumidor do tradicional produto luso, atrás de Espanha, para onde foi exportado o valor de 3,89 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

O maior mercado para o vinho do Porto este ano, até setembro, é ainda França, responsável por um valor de vendas de 56,27 milhões de euros, com crescimento de 2,9% em termos homólogos. O segundo maior mercado é Portugal, com vendas de quase 37 milhões de euros e um aumento de 4,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Globalmente, as vendas de vinho do Porto até setembro atingiram a cifra de 238,4 millhões de euros, com um avanço de 1,1% comparativamente com o período de janeiro a setembro de 2013.

Além de França e Portugal, estão na lista dos dez maiores clientes mundiais para o vinho do Porto os mercados da Holanda, Bélgica, Estados Unidos da América, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha.

Este ano, entre os 25 maiores mercados mundiais do vinho do Porto, os maiores crescimentos de procura estão a ser registados na Nova Zelândia (quase 66%), Dinamarca (43%), Espanha (15%) e Luxemburgo (14%).

Em sentido contrário, as maiores quedas na compra de vinho do Porto até setembro foram observadas nos mercados da Suécia (quase 23%), Canadá (19%), México (18%) e Japão (11%), segundo os números do IVDP.

Vinhos do Porto e Douro em prova no Rio e São Paulo em novembro

No próximo mês o Brasil voltará a receber provas de vinhos portugueses. O Rio de Janeiro e São Paulo acolherão, por iniciativa do IVDP, duas sessões nos dias 24 e 25 de novembro, respectivamente.

Ambos os eventos decorrerão entre as 15h e as 20h. A prova no Rio de Janeiro decorrerá no Caesar Park Rio de Janeiro Ipanema. A degustação em São Paulo está marcada para o Pullman Vila Olímpia.

As inscrições nos dois eventos, que são gratuitas, podem ser feitas no endereço http://cadastro.portodourointernationaltasting.com/

 

Fonte: Portugal Digital