Início\ Informação \ Notícias
Douro mostra vinhos aos importadores
O "In Douro Wine Export Business" recebe importadores de vários países da Europa, Ásia e América para dar a conhecer os vinhos da região.

A associação empresarial Nervir leva a Vila Real, a partir desta quinta-feira e até sábado, cerca de 20 importadores de vinho de 15 países, para facultar aos produtores do Douro oportunidades de negócio.

A festa do vinho ‘In Douro Wine Export Business', este ano na 9ª edição, é a "única feira de negócios da região exclusivamente vocacionada para a exportação e visa criar oportunidades de negócio aos produtores locais", explica à Renascença o presidente da Nervir, Luís Tão.

O presidente da associação empresarial do distrito de Vila Real lembra que "o mercado nacional está já saturado e que os portugueses têm vindo a perder poder de compra", apontando, por isso, o mercado da exportação como a saída para o escoamento dos vinhos.

"As missões ao estrangeiro saem muito caras e os pequenos produtores não têm estrutura nem capacidade financeira para mostrar ao mundo a qualidade de vinhos excelentes, com grandes potencialidades. E, nesta festa, têm oportunidade de mostrar os seus vinhos a vários países diferentes", sublinha Luís Tão.

Na ‘In Douro Wine Export Business' são esperados entre 20 a 25 importadores, que, durante três dias, podem provar vinhos e conhecer a paisagem onde são produzidos. Vão marcar presença importadores dos Estados Unidos, Japão, China (Macau/Hong Kong), Polónia, República Checa, Rússia, França, Espanha, Hungria, Áustria, Alemanha, Canadá, Reino Unido, Bélgica e Suíça.

Estes importadores foram selecionados pelas delegações da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no exterior.

O "In Douro Wine Export Business" já levou ao Douro 220 importadores de vinhos de 24 países e de três continentes e tem servido para "muitos produtores iniciarem o seu negócio de exportação".

A feira conta com a participação de cerca de 40 produtores e algumas adegas.

Em volume de negócios, não é fácil avançar com números, "porque o segredo é a alma do negócio do produtor e do importador", diz Tão , notando que "são vários os produtores que têm manifestado a satisfação por bons negócios concretizados".      

 

Fonte: Rádio Renasença