Início\ Informação \ Notícias
Enólogo Anselmo Mendes distinguido Personalidade do Ano na Polónia
Anselmo Mendes, enólogo, produtor e um dos nomes de referência na internacionalização dos vinhos portugueses, foi distinguido na Polónia com o prémio Personalidade do Ano 2014, pela revista Magazyn Wino, uma das mais prestigiadas publicações polacas para o sector do vinho.

Para além do novo reconhecimento internacional, o prémio traduz o impacto que os vinhos verdes de Anselmo Mendes conquistam no mercado polaco.

A Magazin Wino promoveu também um concurso em que avaliou 400 vinhos de 30 produtores distintos e Anselmo Mendes foi novamente distinguido com uma Medalha de Prata para o seu Muros Antigos Alvarinho 2013, na categoria para Melhor Vinho Branco até 24 euros. 

"Fui completamente surpreendido por esta distinção na Polónia e não podia ficar mais feliz porque, acima de tudo, é mais um reconhecimento do potencial dos vinhos verdes pelo mercado internacional e, em particular, da extraordinária casta que é o nosso Alvarinho, capaz de impor-se em qualquer mercado; acredito que vamos continuar a crescer, chamando também a atenção para as castas Loureiro e Avesso", afirma Anselmo Mendes.

Recorde-se que Portugal exporta mais de 50 por cento da produção de Vinhos Verdes, num volume de negócios que tem vindo a crescer nos últimos anos e que em 2013 representou 44 milhões de euros. Anselmo Mendes exporta 60 % da sua produção total -  400.000 garrafas - e a Polónia é apenas um dos 23 países onde estão presentes os vinhos da sua marca, nomeadamente os que nascem da sua casta de eleição, o Alvarinho. 

Natural de Monção (1962), Anselmo Mendes conviveu desde cedo com a vinha e com o potencial da casta Alvarinho, assumindo-a como alvo de experimentação e alcançando resultados que o levaram a ser conhecido como o "Senhor Alvarinho".

Para a crítica internacional, os vinhos de Anselmo Mendes atingiram níveis de excelência e de consistência qe o colocam "entre os melhores enólogos portugueses" (Parker's Wine Buyer's Guide), ou que o tornam "uma das referências mundiais na produção de vinho verde" (Wine Enthusiast). Robert Parker, reconhecido como o melhor crítico de vinhos do Mundo, definiu Anselmo Mendes como "produtor de excelência" e atribuiu ao seu Parcela Única Alvarinho a nota mais alta já registada por um Alvarinho. 

Em Portugal, Anselmo Mendes foi eleito pelo Expresso, em 2012, uma das 100 personalidades mais influentes do País. Em 1998, a Revista de Vinhos destacou-o como enólogo do ano e, em 2011, como Produtor do Ano.

 

 

Fonte: Revista de Vinhos