Início\ Informação \ Notícias
Vinhos do Douro e do Porto em digressão pela América
Em Novembro, os vinhos do Douro e do Porto vão estar à prova do outro lado do Atlântico, num conjunto de eventos promovidos pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP).

Nos Estados Unidos, Canadá e Brasil, especialistas, jornalistas, distribuidores e apreciadores vão poder provar e conhecer vinhos de 32 empresas da Região Demarcada do Douro.

O objectivo é reforçar a notoriedade destes vinhos e aumentar as exportações nestes mercados tradicionais e estratégicos para a contínua valorização das denominações de origem Porto e Douro.

Para além das provas, vão decorrer master classes dirigidas exclusivamente a profissionais, orientadas pelo jornalista e crítico de vinhos Rui Falcão.

Nos primeiros nove meses de 2014, no que respeita ao vinho do Porto, os EUA ocupam o quinto lugar no ranking em termos de volume de negócio, o Canadá está na sétima posição e o Brasil em 11º. Quanto aos DOP Douro, estes países ocupam o top 5.

O Canadá é o segundo mercado, logo a seguir a Portugal, o Brasil está na quarta posição e os EUA, também neste tipo de vinho, estão em quinto lugar, registando uma subida do preço médio. No mesmo período, estes três mercados tiveram um comportamento positivo nas importações dos DOP Douro.

No caso do vinho do Porto, é de destacar o crescimento da quantidade exportada para os EUA. O Canadá caracteriza-se por apresentar nos vinhos da RDD um preço médio muito superior ao global, bem como os EUA. Quanto ao Brasil, é de realçar o crescente desempenho dos DOP Douro.

Em 2013, as exportações de vinhos da RDD para os EUA representaram cerca de 60% do valor dos vinhos portugueses exportados para o mercado norte-americano. As exportações de vinhos da RDD para o Canadá representaram mais de 54% do valor total das exportações de vinhos portugueses para esse mercado. No caso do Brasil constituem 28% do valor exportado para esse país.

Nos Estados Unidos, Nova Iorque e Washington são as cidades que acolhem estes eventos, nos dias 10 e 12 de novembro, respetivamente. No Canadá, as iniciativas decorrem em Toronto no dia 17 e em Montreal no dia 19. No Brasil, os palcos para estas provas estão no Rio de Janeiro e São Paulo, nos dias 24 e 25 de novembro respetivamente.

  

AGENDA

EUA

Nova Iorque - 10 de novembro

Metropolitan Club

Washington - 12 de novembro

The Willard Washington DC Hotel

  

CANADÁ

Toronto - 17 de Novembro

Sheraton Centre Toronto Hotel

Montréal - 19 de Novembro

Hyatt Regency Montréal

  

BRASIL

Rio de Janeiro - 24 de Novembro

Caesar Park Rio de Janeiro Ipanema

São Paulo - 25 de Novembro

Pullman Vila Olímpia - Caesar Business Faria Lima

  

Sobre o IVDP

Embaixador dos Vinhos do Porto e Douro em todo o mundo, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, com jurisdição sobre todo o território nacional. A missão fundamental do IVDP é promover os vinhos do Porto e do Douro em Portugal e no mundo, garantir o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Douro e Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e da indicação geográfica Duriense à escala global.

www.ivdp.pt

www.facebook.com.pt/vinhosdodouroedoporto

 

Fonte: AICEP