Início\ Informação \ Notícias
Milhares na Junqueira puderam apreciar o que de melhor se faz em Portugal
O Encontro com o Vinho e Sabores 2014 (ECVS) que se desenrolou no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL, na Junqueira), de 7 a 10 deste mês foi a mais participada de todas, com quase 19 mil visitantes que puderam provar de entre cerca de dois mil vinhos presentes.

Esta foi uma edição muito especial do ECVS, já que a entidade organizadora, a Revista de Vinhos, comemora este ano o 25.o ano de publicação. Segundo Luís Ramos Lopes, director da revista, "foi aquela que teve mais stands e para a qual esperávamos também mais pessoas; teve um novo pavilhão, somando no total mais de 400 produtores de vinhos e sabores, registando um crescimento na ordem dos 18,75% face a 2013".

A próxima edição já tem data marcada: 30 de Outubro a 2 de Novembro, no mesmo local, o Centro de Congressos de Lisboa.

Para além dos vinhos que os produtores levaram ao evento, numa gama muito alargada de preços, entre os dois e as várias dezenas de euros, também se realizaram várias provas temáticas sempre com lotações esgotadas.

Como é habitual realizou-se também o concurso Escolha da Imprensa, em que um júri de 25 elementos (de que o i fez parte) votou, em prova cega, 270 vinhos enviados para concurso. Foram atribuídos 47 Prémios e 4 Grandes Prémios (melhores espumante, branco, tinto e fortificado, cujas notas de prova publicamos). Entre os rosé não houve nenhum que tivesse atingido a classificação suficiente para chegar ao pódio.

Murganheira Cuvée Távora-Varosa Reserva Especial bruto branco 2003 É um espumante branco feito de uvas tintas (tinta roriz). Estagiou 10 anos em cave. Aroma fresco e muito jovem, complexo, cheio na boca, bela acidez e muita frescura. Um grande espumante.

Terra D´Alter Regional Alentejano Reserva branco 2013 - 8€ Vinho parcialmente fermentado em barrica. Vinho com um belo equilíbrio entre as notas de fruta e a madeira, presente nas notas tostadas, mas de uma maneira muito suave que só beneficia o conjunto.

Palácio da Bacalhôa Regional Península de Setúbal tinto 2009 Complexo com boas notas de tosta da madeira onde estagiou. Notas fortes de frutos vermelhos, com nuances de café, menta e frutos secos, numa estrutura cheia, complexa, fresca e elegante.

Ferreira Porto Vintage 2011 Bela estrutura que já lhe valeu classificação entre os melhores 100 vinhos, nas revistas americanas Wine Enthusiast e Wine Spectator. Aromas intensos e complexos, com notas florais, balsâmicas e de especiarias. Na boca tem um ataque vivo, com boa acidez, estrutura e taninos firmes. Final longo e equilibrado. Para beber já ou daqui a 50 anos.

 

Fonte: Jornal i