Início\ Informação \ Notícias
Rui Roboredo Madeira apresenta colecção de vinhos que reflectem a excelência do Vale do Douro
A marca By Rui Roboredo Madeira apresenta a sua primeira colecção limitada de três vinhos selecionados pelo produtor, símbolo da qualidade do terroir que trabalha.

Sob a assinatura do enólogo e com a marca ‘By Rui Roboredo Madeira', acaba de ser apresentada a colecção de vinhos que expressam a excelência do grande Vale do Douro na produção de vinhos de classe mundial.

"Por fim, um grande e novo passo na minha vida de enólogo: fazer os vinhos com que sempre sonhei. Sem estar condicionado por modas, estilos ou mercados e nas regiões que melhor conheço, procurei a máxima expressão dos terroirs do Vale do Douro", afirma o enólogo. "É uma selecção pessoal seguindo critérios de qualidade máxima, buscando a excelência em uvas de pequenas parcelas de vinhas velhas, respeitando na adega toda a integridade da fruta e escolhendo as melhores barricas, para produzir vinhos elegantes e de guarda, com grande estrutura, concentração, frescura e fruta", acrescenta sobre esta edição limitada.

O percurso de Rui Roboredo Madeira - traduzido nesta coleção com três vinhos distintos - leva-nos às mais importantes regiões vinícolas do Norte de Portugal: um tinto do Douro Superior, continuando pela Beira Interior e concluindo com um Vinho Verde Alvarinho. O vinho do Douro Superior combina a grande concentração dos vinhos tintos desta sub-região do Douro, com a grande complexidade aromática só possível de alcançar em Vinhas Velhas. Na Beira Interior, expressa-se a casta tinta de altitude por excelência - a Tinta Roriz, que na invulgar colheita de 2011 atingiu as condições óptimas, num equilíbrio entre concentração e frescura. A este percurso não podia faltar a casta Alvarinho, onde o enólogo procurou acrescentar à intensidade aromática natural desta casta, uma maior complexidade e equilíbrio com o recurso a fermentação e estágio em barricas.

Esta colecção, em que as garrafas podem ser compradas individualmente, estará disponível em quantidades muito limitadas (2924 garrafas do Douro, 3973 da Beira e apenas 1839 de Alvarinho) nas melhores garrafeiras e lojas gourmet, como por exemplo a Garrafeira Nacional, o Clube El Gourmet do El Corte Inglês, Garrafeira Tio Pepe. Garrafeira da Laje, entre outras.

O enólogo alcançou para Portugal alguns dos mais disputados prémios internacionais do mundo dos vinhos, tais como:

  • "Top 10 WineSpectator" (da mais influente revista de vinhos do mundo), em 2010.
  • "Best White Wine" no Concurso Mundial de Bruxelas, em 2009.
  • 2 "Regional Trophy - Portugal" ('Best Red Wine under £15 - Douro' e 'Best White Wine') no concurso organizado pela revista Decanter (Reino Unido), em 2013.
  • "Top 10 Star Award" na Vinexpo (a mais importante feira de vinhos do mundo), em 2003.