Início\ Informação \ Notícias
FÓRUM VINHOS DE PORTUGAL Evidenciou Maior Cooperação para Promoção Internacional Conjunta e Aproximação do Sector ao Turismo
Crescimento sustentado das exportações de vinho nos últimos cinco anos são um incentivo para reforço de promoção e conquista de quota nos principais mercados estratégicos.

O Fórum Vinhos de Portugal realizado no Hotel Palace da Curia, no dia 26 de Novembro, foi palco de um balanço do ano que finda e de apresentação da estratégia e dos objectivos para os próximos três anos.

A imagem de um sector unido em torno de objectivos comuns ficou bem explicita durante o Fórum, com as maiores Comissões Vitivinícolas Regionais e a ViniPortugal, em clara actuação articulada, sob a égide do IVV. O estreitamento da cooperação entre todos os responsáveis pela promoção internacional dos vinhos portugueses ficou na quarta-feira assinalado com apresentação da Agenda Comum das Acções de Promoção para 2015. A apresentação desta Agenda resultou de um trabalho prévio entre as diferentes equipas de marketing.

Igualmente ficou demonstrada a acuidade de uma maior aproximação da fileira do Vinho ao sector do Turismo, tendo o Presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, salientado a abertura para o reforço das parcerias já iniciadas em 2014, ao abrigo do Protocolo assinado com a Viniportugal. A apresentação de Licinio Cunha exaltando os valores da Experiência e da Autenticidade, como fundamentais na promoção turística de Portugal são já hoje componentes da mensagem associada à Marca Wines of Portugal nos mercados estratégicos, facilitando e tornando mais oportuna a aproximação entre o produto Turismo e o produto Vinho.    

Igualmente o Fórum apontou para a importância de se aproveitar a visita dos turistas a Portugal, como oportunidade de os sensibilizar e educar para as características distintivas dos nossos vinhos, cuja diversidade é o principal atributo. Educá-los cá permite-nos com menor esforço conquistar futuros prescritores dos vinhos nacionais. 

No final da Fórum a ViniPortugal destacou que as exportações de vinho português mantiveram um crescimento sustentado nos últimos cinco anos, afirmando que este crescimento foi superior nos mercados prioritários trabalhados. Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirmou que se atreve a acreditar que as exportações continuarão a crescer, pois o sector está unido em torno de estratégias e objectivos comuns.

José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura, elogiou a estratégia conjunta e incentivou as exportações, sustentando que quanto mais o setor exportar mais poderá canalizar verbas para a exportação.

Paulo Portas, vice-primeiro ministro, também fez questão de marcar presença no Fórum, tendo enviado uma mensagem em vídeo na qual destacou que "Hoje não é possível falar de Portugal sem o vinho." Enalteceu a imagem moderna do vinho nacional e o investimento na reestruturação do setor, que contribuiu para que o vinho seja hoje uma referência em inovação e sofisticação.