Início\ Informação \ Notícias
Bombarral recebeu Palestras de Outono da APE
O Auditório Municipal do Bombarral acolheu, no passado dia 28 de novembro de 2014, as II Palestras de Outono da APE – Associação Portuguesa de Enologia, evento que teve por finalidade o aprofundamento do conhecimento científico e técnico dos associados e profissionais da fileira do vinho.

Integrada nas comemorações do Centenário da Criação do Concelho do Bombarral, a iniciativa, que contou com cerca de oito dezenas de participantes, visou igualmente assinalar o Dia Nacional do Enólogo.

Na abertura do encontro, António Ventura, presidente da direcção da APE, dirigiu alguns agradecimentos às várias entidades que deram o seu contributo para a realização do evento, bem como aos oradores convidados, que como frisou são "dois dos mais conceituados especialistas nacionais nas áreas da viticultura e da enologia".

Por sua vez, José Manuel Vieira, presidente da Câmara Municipal, frisou a sua satisfação pelo Bombarral acolher esta iniciativa da APE, considerando que a mesma "encaixa perfeitamente no centenário do concelho".

"É um enorme gosto apoiar esta iniciativa que visa reunir pessoas intimamente ligadas ao conhecimento científico do vinho, produto que atravessa um momento áureo no que toca à sua importância económica, atingindo picos de qualidade e de produtividade", acrescentou

O autarca aproveitou ainda para saudar algumas das personalidades presentes no encontro, como foi o caso dos oradores do evento, Rogério de Castro, Professor Catedrático de Viticultura, e o enólogo João Melícias, bem como dos presidentes da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, Vasco Avillez, e do Instituto da Vinha e do Vinho, Frederico Falcão.

Por último, José Manuel Vieira felicitou os enólogos distinguidos, no final do evento, "pela sua carreira profissional e dedicação à APE e por se destacarem no panorama da viticultura e enologia em Portugal".

Seguiu-se a intervenção do presidente do IVV, que, depois de felicitar a APE por esta iniciativa, aproveitou a ocasião para "trazer algumas notícias e apresentar o que há de novo no setor vitivinícola".

Começando pela produção, Frederico Falcão afirmou que a nível nacional registou-se uma quebra de 1%, ou seja, "Portugal vai ter praticamente a mesma produção que teve no ano passadio", frisou.

O presidente do IVV abordou ainda as novidades em relação aos certificados de origem, falou sobre o programa VITTIS, informando que este irá estar aberto até dia 23 de janeiro de 2015, e sobre os direitos de plantação de vinha, aflorando as alterações que irão ocorrer a partir de janeiro de 2016.

No capítulo dos mercados de exportação, Frederico Falcão destacou que a situação é muito positiva, frisando que "esta ano, previsivelmente, vamos ultrapassar a barreiras dos 730 milhões de euros".

A acção formativa para os técnicos e profissionais do sector vitivinícola prosseguiu com a intervenção de Rogério de Castro, que se centrou nas "Potencialidades e idiossincrasias da viticultura portuguesa".

Após uma breve intervalo, os trabalhos continuaram com a apresentação do enólogo João Melícias, que abordou a temática "Vinhos da Região de Lisboa - Perspectivas de futuro".

A finalizar a primeira parte do evento, a Associação Portuguesa de Enologia homenageou o mérito de quatro dos seus associados com a distinção "Prémio Prestigio da APE". Os enólogos distinguidos foram Dias Teixeira (sócio nº 1 da APE), Rui Moura Alves, José Neiva Correia e João Ribeiro Corrêa.

Após a sessão de trabalhos os participantes foram recebidos na Quinta dos Loridos onde decorreu uma prova técnica dos vinhos aí produzidos pelo Grupo Bacalhôa. e o jantar de encerramento.

Constituída em 1979, a APE tem por objectivo representar os técnicos de viticultura e enologia, seus associados, dignificar as suas profissões e os interesses da Enologia e do vinho português.

A próxima ação de formação - "III Jornadas Técnicas de Viticultura e Enologia" - está agendada para abril de 2015.

 


Fonte: LOCAL.PT