Início\ Informação \ Notícias
Exposição de José Maria da Fonseca no Museu Sebastião da Gama
“José Maria da Fonseca – 180 anos” é o nome de uma exposição que apresenta espólio da empresa vitivinícola, inaugurada na passada sexta-feira no Museu Sebastião da Gama, em Azeitão, Setúbal

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, realçou que é um orgulho ter no concelho uma instituição como a José Maria da Fonseca, que surgiu numa altura em que Azeitão era uma terra pequena para se tornar num dos maiores impérios vinícolas a nível nacional.

A mostra conta os quase dois séculos de história da empresa, numa viagem através do espólio documental e fotográfico sobre localização das vinhas, castas, produtos e o engarrafamento de vinhos, de que é pioneira em Portugal.

Algumas peças referentes à primeira linha de engarrafamento e vinhos de grande visibilidade estão expostos, como é o caso do Periquita, a marca ex-líbris da empresa fundada em 1834, o vinho branco BSE e o famoso moscatel.

Ao longo da exposição, patente no Museu Sebastião da Gama até 31 de janeiro, são evidenciados os êxitos alcançados pela empresa, uma das líderes nacionais na produção e comercialização de vinhos de mesa e moscatéis, e a aposta na exportação, eixo fundamental do negócio.

O papel da empresa no campo social, em Azeitão e na Península de Setúbal, onde participa em atividades de patrocínio de eventos com organizações locais, obras e parcerias de cariz social, foi destacado na inauguração, em que estiveram presentes a sexta e sétima gerações da família, incluindo António Soares Franco, presidente da José Maria da Fonseca.

A exposição, de entrada livre, uma organização conjunta da Autarquia e da empresa vitivinícola, pode ser vista de terça a sexta das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 e aos sábados das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

 

Fonte: Zoom Online