Início\ Informação \ Notícias
Vendas de vinho do Porto para o Brasil recuperaram em outubro
té setembro as exportações de vinho do Porto estavam a cair mais de 5% face ao ano passado, mas em outubro recuperaram, conseguindo um crescimento, em termos acumulados, de 1,4%. Nos primeiros dez meses do ano Portugal exportou para o Brasil 3,34 milhões de euros de vinho do Porto.

As exportações de vinho do Porto para o Brasil recuperaram em outubro, segundo o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). No conjunto dos primeiros dez meses do ano as vendas do tradicional produto português no mercado brasileiro apresentaram um crescimento de 1,4% face ao mesmo período do ano passado.

As exportações de vinho do Porto para o Brasil entre janeiro e outubro ascenderam a 3,34 milhões de euros. O crescimento de 1,4%, embora ligeiro, contrasta com a queda de 5,2% que as exportações de vinho do Porto para o Brasil apresentavam em setembro (nos primeiros nove meses do ano o valor exportado foi de 2,8 milhões de euros).

Apesar da recuperação em outubro, o Brasil continua fora do "Top 10" dos maiores mercados consumidores de vinho do Porto. O "ranking" é liderado por França, para onde foram exportados 63,3 milhões de euros até outubro, mais 2,6% do que nos primeiros dez meses de 2013. O segundo maior mercado é Portugal, com vendas de 42,9 milhões de euros e um crescimento homólogo de 4,7%.

Da lista de maiores destinos do vinho do Porto fazem parte ainda a Holanda (31,9 milhões de euros até outubro), Reino Unido (31,1 milhões), Bélgica (28,4 milhões), Estados Unidos (24,9 milhões), Canadá (10,5 milhões), Alemanha (9,5 milhões), Dinamarca (7,4 milhões), Espanha (4,5 milhões) e, em 11º lugar, o Brasil (3,34 milhões de euros).

Globalmente, as vendas de vinho do Porto entre janeiro e outubro ascenderam a 285,2 milhões de euros, com um crescimento em termos homólogos de 0,4%. Nos primeiros nove meses do ano as vendas estavam em 238,4 milhões de euros, apresentando um aumento de 1,1% face a 2013.

Dinamarca, Espanha, Bélgica e Portugal são os países onde as vendas de vinho do Porto mais estão a crescer este ano, compensando as quedas mais acentuadas que se verificam em mercados de referência como o Canadá e o Reino Unido, segundo os números do IVDP.

 

Fonte: Portugal Digital