Início\ Informação \ Notícias
Luis Pato galardoado com o Prémio Personalidade 2014
O produtor/engarrafador bairradino Luis Pato foi galardoado com o Prémio Personalidade do Ano 2014.

O galardão foi entregue pela Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, no passado dia 4 de Dezembro, em Lisboa, durante a cerimónia de entrega dos Prémios Agricultura 2014.

Ao RB, Luis Pato confessou que não "estava à espera" de receber o prémio. "Soube oito dias antes que o ia receber", afirmou. Ironizando acrescentou que "isto, basicamente é chamar-me velho", referindo que "é um prémio carreira e sem alguma idade não se pode ter um prémio carreira". Considerou ainda que "foi uma surpresa" e que "é sempre agradável para o nosso ego".

No entender do produtor/engarafador, o prémio é também "um reconhecimento de 30 anos de trabalho" como produtor e também "da minha irreverência, junto da administração central, pelo trabalho que tenho feito, não só para mim, mas também para a agricultura em geral".

"Muitas vezes critico e pressiono para que se alterem as coisas e, muitas vezes, eu nem sequer sou beneficiado. Quem é beneficiado são os que se seguem", salientou.

Apesar de ser um prémio pessoal, a região da Bairrada acaba também por ganhar com este prémio, porque é uma pessoa da região e acaba sempre por despertar o interesse de muitos amantes do vinho.

"A nossa competição tem de ser feita pela diferenciação"

Luis Pato sublinha que o vinho Bairrada "está a criar uma boa imagem lá fora", salientando que "os de fora não conhecem a qualidade do nosso vinho. Trabalhamos com castas diferenciadas que eles não estão habituados", afirmando que "esta é a nossa diferença. Como não conhecem o nome das nossas castas, nem as sabem pronunciar, temos que os educar para que eles conheçam melhor a nossa diferença e, assim podermos vender mais caro. A nossa competição tem de ser feita pela diferenciação".

O produtor/engarrafador recorda que há 12 anos quando inaugurou a sua adega, fez um discurso em que dizia que o seu sonho "era colocar a Baga como uma grande casta de reconhecimento mundial". Hoje reconhece que começa a ver esse sonho realizado.

Anunciou que Robert Parker convidou os Baga Friends para apresentarem a Baga em Londres, no dia 28 de Fevereiro de 2015, nos Vinhos Ícone do Mundo. "Este é um reconhecimento de que afinal, há 12 anos, eu tinha um sonho que agora se torna realidade. Isto coincide um pouco com este prémio", afirmou.

Bairrada no bom caminho

Quanto à actual Bairrada, Luis Pato diz que "está numa mudança enorme", dado que a sua casta ícone (Baga) "começa a ganhar imagem" e os bairradinos "começam a usar essa casta para fazer espumante que é um dos seus grandes diferenciais". Considera que o espumante Baga "vai catapultar a região, em pouco tempo, outra vez para a ribalta", sublinhando que "é um vinho em que não temos concorrentes e podemos fazer um produto de qualidade mundial".

"Acho que a Bairrada está no bom caminho. O João Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, tem feito um bom trabalho nesse sentido. Espero que os agentes económicos entendam que esta é uma aposta segura e ganhadora", destacou.

Novidades

As novidades este ano não são muitas. Luís Pato vai apresentar dois novos vinhos Formal Branco. "Vou ter um vinho Formal Clássico, com Bical e um toque de Cerceal, e um vinho Formal só de Cerceal. Uma homenagem que faço ao prémio que o Campolargo ganhou. Considero que o Cerceal é também uma grande casta da região e que devemos apostar mais, porque é uma casta regional. Isso vai diferenciar a Bairrada".

 

Fonte: Região Bairradina / Constantino Ferreira