Início\ Informação \ Notícias
Os Vinhos Brancos Portugueses
O jornal The New York Times dedicou um artigo aos vinhos brancos portugueses e à beleza das suas castas indígenas. Numa breve contextualização histórica, explica por que motivo ainda são injustamente ignorados no mundo do vinho.

Há 25 anos, a globalização da economia no sector do vinho surgiu como uma oportunidade de projecção para alguns países considerados pouco reconhecidos, entre eles, Grécia, Áustria e Hungria. França e Itália sempre estiveram no centro das atenções, contudo algumas regiões menos conhecidas têm vindo a emergir desde essa altura.

Para além dos vinhos fortificados que fazem parte de um nicho de mercado específico, os vinhos tranquilos Portugueses continuam a passar despercebidos. Este facto deve-se em parte, ao facto de Portugal sempre ter recusado destacar uvas internacionais como cabernet sauvignon, chardonnay, merlot e sauvignon blanc, em detrimento das suas castas indígenas inumeráveis.

A internacionalização era uma fórmula infalível para captar a atenção mundial. Contudo esse foco mudou para o que é distintivamente local e os críticos americanos de vinho começaram a interessar-se por alguns cabernet portugueses de 100 pontos.

O vinho Português tem capturado a imaginação em alguns casos específicos: o Vinho Verde que se vendeu muito bem nos Estados Unidos, nos últimos anos, apreciado especialmente no verão; o Colares, um dos vinhos mais fascinantes do mundo, graciosos mas intensos, com um grande potencial de envelhecimento ao longo de décadas.

O painel de vinho não tem ignorado Portugal, têm pago visitas regulares aos seus vinhos tintos, mais recentemente, em 2012, aos tintos do Douro, a região portuária histórica. Contudo, nunca tinha surgido o interesse de realizar uma degustação dos brancos portugueses. Eric Asimov, colunista do The New York Times, depois de Matt Kramer, da revista Wine Spectator ter comentado alguns vinhos brancos que tinha descoberto em Portugal. Asimov ouviu também outras rapsódias sobre a qualidade dos brancos portugueses e concluiu que valeria a pena investigar.

Leia o artigo completo em: http://www.nytimes.com/2014/06/11/dining/tasting-portuguese-white-wines.html?_r=1