Início\ Informação \ Notícias
Wine – A Essência do Vinho escolheu e premiou os melhores de 2014
O JMF Moscatel de Setúbal Superior 1911, uma fantástica produção da José Maria da Fonseca e que há poucas semanas foi colocado à venda em leilão, foi considerado o Vinho do Ano 2014 pela revista Wine – A Essência do Vinho, que na noite da passada sexta-feira realizou, no Porto, o jantar de anúncio e entrega de prémios aos Melhores do Ano nos setores do vinho e da gastronomia.

Com 19,5 pontos em 20 possíveis, o JMF Moscatel de Setúbal Superior 1911 foi, de entre as centenas de vinhos provados e avaliados pelo painel de provas da revista, no último ano, aquele que obteve a pontuação mais elevada e que mereceu maior reconhecimento. Foi também a primeira vez que um Moscatel de Setúbal alcançou este prémio.

O Alentejo e a Bairrada estiveram ainda em destaque na cerimónia. Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) Alentejana foi considerada a Personalidade do Ano no Vinho, pelo trabalho e resultados conseguidos na agilização de procedimentos e promoção nacional e internacional dos vinhos daquela região. O galardão de Enólogo do Ano foi atribuído a Luís Duarte, ligado a projetos como a Herdade dos Grous e a Herdade da Malhadinha Nova, entre outros, além de ser

também produtor de vinhos com marca própria no Alentejo.

A Quinta das Bágeiras, de Mário Sérgio, e o projeto Vadio, de Luis Patrão, ambos da Bairrada, foram distinguidos como Produtor do Ano e Produtor Revelação do Ano, respectivamente.

António Lopes, do hotel Conrad, no Algarve, recebeu a distinção de

Sommelier do Ano.

A atribuição de prémios estendeu-se fora de portas e, pelo segundo ano consecutivo foi atribuído o prémio Personalidade do Ano no Brasil, agora a distinguir Ciro Lilla, mentor e proprietário das importadoras Mistral e Vinci, além de formador e autor de livros e dvd's sobre vinho.

Reconhecido há vários anos como um emigrante de sucesso em destaque na gastronomia, Carlos Ferreira foi eleito Personalidade do Ano na Gastronomia. Natural de Estarreja, o empresário emigrou jovem para o Canadá, trabalhou no setor da restauração e abriu o já célebre Café Ferreira, um dos mais conceituados e requisitados restaurantes da cidade, onde a cozinha e os vinhos portugueses são tratados com particular carinho.

José Avillez foi distinguido, pela segunda vez, com o prémio Chefe de Cozinha do Ano e o restaurante Pedro Lemos, o novo estrela Michelin do Porto, foi considerado Restaurante Gastronómico do Ano.

O Vinum at Graham's, que integra o projeto de enoturismo das Caves Graham's, em V.N. de Gaia, mereceu o título de Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos.

Por fim, Lisboa sucede à cidade do Porto como Destino Gastronómico. A revista Wine - A Essência do Vinho justifica assim o prémio: "Foi em Lisboa que nasceu o fenómeno mais recente do petisco com pinta. É em Lisboa que está concentrada a maior oferta de wine bares. Lisboa, a seguir ao Algarve, afirma-se como a geografia mais concentrada de restaurantes de fine dinning. Lisboa não tem a gastronomia tradicional mais rica do país (essa está no Alentejo e no Minho), mas tem uma oferta eclética que permite percecionar um pouco do que todo o país pode oferecer em termos gastronómicos, do mais tradicional ao mais contemporâneo".

A revista Wine, que estará nas bancas no início da semana, apresenta com grande destaque a festa de distribuição de prémios e mais informação sobre os premiados.

 

Fonte: Jornal i