Início\ Informação \ Notícias
Jockey Club vai receber segunda edição do Vinhos de Portugal no Rio
Abertas as inscrições para os produtores que queiram participar no evento organizado pelos jornais PÚBLICO e O Globo no Rio de Janeiro.

Entre 22 e 24 de Maio, o Rio de Janeiro vai transformar-se na capital do vinho português. Pelo segundo ano consecutivo, Vinhos de Portugal no Rio, organizado pelo PÚBLICO e pelo jornal carioca O Globo em parceria com a ViniPortugal, pretende levar à cidade pelo menos meia centena de produtores portugueses.

A edição de 2015 acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, zona sul do Rio. Este é um espaço considerado prestigiado e usado para eventos na cidade, onde, por exemplo, O Globo já realiza o Rio Gastronomia e o Rio Design.

A mudança deve-se ao sucesso da primeira edição, resultado de uma parceria inédita entre dois órgãos de comunicação social de dois países. Recorde-se que em Maio de 2014, mais de quatro mil pessoas lotaram, durante três dias, o Palácio São Clemente, a residência oficial do Cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, para degustar vinhos de mais de 400 rótulos e de 62 produtores portugueses.

"A parceria com o jornal PÚBLICO possibilitou um evento único criado a partir da constatação de que o carioca cada vez mais consome e se interessa por vinho, o que levou o evento a entrar para o calendário oficial da cidade", declara Fernanda Araújo, gerente de marketing de O Globo.

No Brasil, O Globo é um dos jornais mais conceituados e com experiência em grandes eventos que mobilizam o Rio de Janeiro.

Cursos, provas, suplemento e copo inteligente
Além do mercado de vinhos, haverá cursos e provas de vinhos conduzidas pelos críticos dos dois jornais. O evento - que no ano passado foi considerado o melhor do ano pela Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro - pretende aumentar a visibilidade e o consumo dos vinhos portugueses no Rio de Janeiro.

Assim como em 2014, os produtores e consumidores vão contar com a tecnologia do "copo inteligente". Este permite que o visitante receba por e-mail as informações dos vinhos que provar, o preço e onde os poderá comprar. O "copo inteligente" é uma tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa Adegga.com e ganhou o prémio de inovação do Wine Business Innovation Summit, em Munique, Alemanha, no ano passado. Este ano, haverá ainda um suplemento especial sobre vinhos portugueses, coordenado pelo jornalista do PÚBLICO Manuel Carvalho, com uma tiragem de 210 mil exemplares, que será publicado n'O Globo, na véspera do evento.

A parceria entre o PÚBLICO e O Globo faz parte da estratégia de expansão do jornal português para o Brasil. O ano passado, o PÚBLICO estabeleceu várias parcerias com instituições e órgãos de comunicação social brasileiros. Desde Novembro que o jornal publica uma versão mensal do suplemento de cultura Ípsilon em parceria com a Livraria Cultura e está prestes a anunciar uma nova parceria digital com um dos maiores players do mercado brasileiro. 

No Rio, o PÚBLICO entra com o know how dos seus críticos e a sua extensa tradição de cobertura do sector do vinho, principalmente com o suplemento Fugas.

Em 2014, Portugal obteve uma quota de mercado de 11,5% no total das importações brasileiras de vinho, com 28,2 milhões de euros - um acréscimo de 4% face a 2013. O estado de São Paulo é o maior destino do vinho português (39% do total), seguindo-se Santa Catarina (16%) e Rio de Janeiro (15%), mas é no estado do Rio de Janeiro que os vinhos portugueses possuem a melhor quota de mercado (25%).

As inscrições terminam no próximo dia 28 de Fevereiro. Os produtores podem inscrever-se directamente na ViniPortugal, através do email marketing@viniportugal.pt.

 

Fonte: Público