Início\ Informação \ Notícias
Comissão Vitivinícola da Bairrada eleita a organização vitivinícola do ano
Duas semanas após a atribuição dos prémios da Wine – A Essência do Vinho, a Bairrada volta a estar de parabéns. Desta vez foi a Revista de Vinhos que distinguiu a região, ao atribuir o prémio de melhor ‘Organização Vitivinícola’ à Comissão Vitivinícola da Bairrada nos Prémios ‘Os Melhores do Ano 2014’.

Em noite de "Óscares do Vinho" a Bairrada não se ficou por aqui: a região foi também aplaudida com a eleição de Osvaldo Amado como ‘Enólogo do Ano'. Global Wines, Adega Cooperativa de Cantanhede, Quinta dos Abibes e Quinta do Ortigão são os projectos bairradinos onde o  enólogo, com 29 anos de carreira, deixa a sua marca vínica.

A Bacalhôa Vinhos de Portugal foi eleita a ‘Empresa do Ano 2014'; embora sediada na Península de Setúbal, o seu "braço" bairradino - a Aliança - foi também um dos contributos para tal distinção.

Nos vinhos, foram três os Bairrada que subiram ao palco para levar para casa ‘Prémios de Excelência': ‘Campolargo branco 20111' (Manuel dos Santos Campolargo), ‘Luís Pato Vinha Barrosa tinto 2011' (Luís Pato) e ‘Pail Abel branco 2012' (Mário Sérgio Alves Nunes). Ainda na listagem de ‘Melhores de Portugal', a Revista de Vinhos premiou cinco espumantes, cinco brancos, um rosé e onze tintos da Bairrada.

Pedro Soares, Presidente da CVB, falou e agradeceu em nome de todos os que trabalham na, para e em prol de uma Comissão como elemento agregador da região. Mostrou-se bastante lisonjeado e orgulhoso de tamanha distinção e agradeceu a todos os produtores que certificam vinhos DO e IG Bairrada. Contrariamente ao que muitos queriam crer há três anos atrás, quando Pedro tomou posse, a Bairrada não está morta, antes pelo contrário, está bem viva e com responsabilidade acrescida.

 

Fonte: Notícias de Coimbra