Início\ Informação \ Notícias
Produtor Húngaro de Vinhos 2014 com ligação a Portugal
A empresa vínicola familiar „Dúzsi Tamás” ganhou em 2014 o maior galardão de vinhos na Hungria.

Tamás Dúzsi (pai) é prestigiado produtor da região vitivinícola de Szekszárd, foi eleito, pela Academia Húngara do Vinho, o „Produtor de vinhos do Ano" em 2014.

Tamás Dúzsi (filho), seguindo os passos do pai na empresa Dúzsi, curiosamente, tem prosseguido os seus estudos de mestrado no Instituto Superior da Agronomia em Lisboa e apaixonou-se por Portugal, e pela qualidade dos seus vinhos.

O Tamás Dúzsi (filho) chegou a Portugal no âmbito do programa Vinofera EuroMaster, mestrado internacional em Viticultura e Enologia no Instituto Superior da Agronomia (ISA), onde não desperdiçou a oportunidade de conhecer investigadores, especialistas inovadores, portugueses.

Apaixonou-se por Portugal como profissional e como „pessoa privada". Numa entrevista publicada no semanário regional „Szekszárdi Vasárnap" fez questão de salientar que para os húngaros, do ponto de vista da enologia, Portugal pode ser o exemplo a seguir. Gosta muito que os produtores de vinhos portugueses preferem as castas portuguesas, locais, próprias e as castas internacionais tem menos papel na produção.

Durante os seus estudos visitou também a fábrica de rolhas de cortiça da Amorim. A empresa Dúzsi utiliza as rolhas de cortiça da Amorim.

A „Dúzsi Tamás Family Winery" é o único membro húngaro da Associação das Empresas Familiares, chefiada pelo Peter Villax, empresário cujo pai Ivan Villax nasceu na Hungria, de onde foi para se estabelecer em Portugal e criar a prestigiada Hovione.

O Tamás Dúzsi é um dos sócios fundadores da APHPC - Associação Portugal-Hungria para a Cooperação.

Joaquim Pimpão, diretor da AICEP em Budapeste, recebeu recentemente Tamás Dúzsi, tendo acordado a realização de Dias de Portugal na cidade de Szekszárd, a realizar ainda este ano.