Início\ Informação \ Notícias
O mundo dos vinhos do Porto e do Douro na Essência do Vinho
É com uma prova comentada de vinhos do Porto Brancos Velhos que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP) inaugura mais uma presença na Essência do Vinho, no Palácio da Bolsa.

Dia 26 de fevereiro, às 18h00, Bento Amaral, diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação do IVDP, vai orientar a descoberta de vinhos surpreendentes. As provas continuam nos dias 28 e 1 de março, às 17h00, com "Grandes tintos do Douro" e "Vinho do Porto & Chocolate", respetivamente. No dia 26, às 13h30, toda a imprensa nacional e internacional acreditada no evento vai ser acolhida no IVDP num almoço com a presença de produtores de vinhos do Porto e do Douro.

Com um grande potencial de envelhecimento, os vinhos do Porto Brancos Velhos estão a conquistar produtores, especialistas e consumidores. A prova "Vinhos do Porto Brancos Velhos" que o IVDP promove no âmbito do evento Essência do Vinho vai revelar alguns dos motivos que estão a incentivar consumo deste tipo de vinho exigente.

Os vinhos do Douro têm revelado um crescimento contínuo e acelerado, quer ao nível nacional quer internacional. O que a prova "Grandes Tintos do Douro" propõe é uma viagem organolética por alguns tintos de 2012 da Região Demarcada do Douro. O ano de 2011 foi excecional, como terá sido o ano seguinte?

Por fim, novamente o vinho do Porto, desta vez numa das suas harmonizações mais naturais, "Vinho do Porto & Chocolate". Nesta prova, os participantes ficarão a saber qual o vinho do Porto ideal para cada tipo de chocolate.

A 12ª edição da Essência do Vinho decorre de 26 de fevereiro a 01 de março no Palácio da Bolsa e conta com mais de 350 produtores nacionais e internacionais com mais de 3 mil vinhos em prova.

Sobre o IVDP

Embaixador dos Vinhos do Porto e Douro em todo o mundo, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, com jurisdição sobre todo o território nacional. A missão fundamental do IVDP é promover os vinhos do Porto e do Douro em Portugal e no mundo, garantir o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Douro e Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e da indicação geográfica Duriense à escala global.

 

Fonte: LOCAL.PT