Início\ Informação \ Notícias
Vinhos portugueses trazem 36 medalhas do Japão
No total, Portugal somou sete medalhas de duplo ouro - o prémio mais importante do concurso -, 16 medalhas de ouro e 13 medalhas de prata, distribuídas pelas várias regiões vinícolas portuguesas

Portugal esteve, recentemente, em destaque no "Sakura Japan Women's Wine Awards", o maior concurso de vinhos do Japão cujo painel de jurados é composto apenas por mulheres. Os vinhos portugueses conquistaram um total de 36 medalhas na competição que decorreu em Fevereiro.

No total, Portugal somou sete medalhas de duplo ouro - o prémio mais importante do concurso -, 16 medalhas de ouro e 13 medalhas de prata, distribuídas pelas várias regiões vinícolas portuguesas. 

Entre os vinhos que receberam a distinção máxima estão o Tinta Roriz (2006) e o Jaen (20087) do produtor Quinta Lemos, da região do Dão, o Quinta do Bom Retiro 20 anos, o Porto Reccua Tawny e H.O.-Reserva (2012), todos da região do Douro, o vinho Madeira Tinta Negra Colheita (1997), da região da Madeira, e, finalmente, o Soalheiro (2014), do Minho. 

A segunda edição da competição contou com a participação de 2.900 vinhos, 1.223 dos quais foram condecorados. Os vinhos foram avaliados por um painel composto por 'sommeliers', 'chefs', jornalistas, entre outras especialistas, todas elas do sexo feminino. 

De acordo com a organização do concurso, o facto de o júri contar apenas com mulheres deve-se ao facto de estas terem uma influência crescente no mercado vínico japonês, selecionando e comprando cada vez mais vinhos e viajando cada vez mais para provar os vinhos e a gastronomia internacional.

"Muitas mulheres estão a fazer cursos em escolas de vinhos e a desfrutar da arte da degustação. As mulheres são as líderes do mercado vínico do Japão e compreender o que elas preferem e aquilo de que necessitam é a chave do sucesso para este mercado", explicam os promotores da competição.


Clique AQUI para conhecer todos os vinhos portugueses galardoados. 

 

Fonte: Boas Notícias