Início\ Informação \ Notícias
Inglaterra, França e Alemanha representam 36% do mercado do Vinho Madeira
IVBAM leva a cabo 16 acções promocionais nestes países, com financiamento comunitário a 85%

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM) em conjunto com cinco empresas exportadoras de Vinho Madeira - Henriques & Henriques; Justino´s Madeira Wines; H.M. Borges; Pereira de Oliveira e Vinhos Barbeito - vai realizar, entre Março e Abril, dezasseis acções formativas/educacionais, distribuídas pelos três principais mercados de exportação europeus do Vinho Madeira: França, Alemanha e Reino Unido.

" O público-alvo destas ações será constituído por alunos de escolas hoteleiras/vínicas,sommeliers, membros de clubes de vinhos e outras associações de reconhecido interesse para o setor vínico", explica o IVBAM em comunicado. TO objectivo é " informar prescritores e futuros prescritores sobre o Vinho Madeira definindo as suas características, potencialidades e formas de consumo".
Cada acção/workshops terá a duração mínima de 90 minutos onde serão abordados os seguintes conteúdos:
a) Caraterização da Região Vitícola e da Região Demarcada da Madeira;
b) Breve resenha histórica do Vinho Madeira
c) Métodos de Produção e Envelhecimento do Vinho Madeira
d) Definição e caraterização dos diferentes tipos de Vinho Madeira
e) Formas de consumo, versatilidade e potencialidade do Vinho Madeira para harmonizações com a gastronomia.

 
Os workshops incluirão ainda provas comentadas de Vinhos Madeira dos cinco produtores de Vinho Madeira envolvidos nestas ações.
Paris foi a cidade eleita para o início das acções, onde nos dias 11 e 12 de março serão realizadas ações dirigidas à conceituada escola LeCordonBleu, e às reputadas Associações de Wine&SpiritEducation Trust Paris e AssociationdesSommelieres de Paris.
Os dias 30 e 31 de março serão dedicados à cidade de Londres e dirigidos às seguintes relevantes associações: Master Sommelier Court; AcademyofFood&WineService; InternationalWine&FoodSocietyeWine&SpiritEducation Trust.
E por ultimo, nos dias 13 e 14 de Abril estão programadas ações para Berlim e Hamburgo dirigidas a sommeliers e profissionais de reputados restaurantes e hotéis daquelas cidades.

"Estas acções educacionais contarão com a presença do conceituado crítico de vinhos português, Rui Falcão, e com a prestigiada Master ofWine Sarah Evans como oradores", acrescenta o IVBAM.
"A aposta promocional nestes mercados europeus prende-se com a importância destes mercados em termos de exportações do Vinho Madeira, sendo que estes três mercados ocupam os lugares cimeiros da tabela de exportações do Vinho Madeira, tendo um peso de 36%no valor total, o que equivaleu, em 2014, a um volume de negócio de cerca de 6.505.836 euros", diz ainda.
A realização destas ações é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional

 

Fonte: dnoticias.pt