Início\ Informação \ Notícias
Reconhecimento internacional dos vinhos da Península de Setúbal
O reconhecimento internacional da qualidade vitivinícola da Península de Setúbal foi salientado, no dia 26 à tarde, na Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

O vice-presidente da Câmara Municipal, André Martins, destacou, na abertura dos trabalhos, realizados no Mercado do Livramento, em Setúbal, o conjunto de prémios que os vinhos da região têm conquistado, resultado, afirmou, da qualidade da produção local.

Perante representantes dos municípios com tradições vinícolas, o autarca realçou que Setúbal tira partido daquela realidade com a realização de várias iniciativas regulares, promovidas pela Autarquia, em que o vinho, aliado à gastronomia, desempenha um papel importante na promoção da região e do País.

Como exemplo, referiu que, proximamente, entre 30 de abril e 3 de maio, Setúbal recebe o II Festival Ibérico do Vinho, apelando à participação dos municípios produtores de vinho, "de forma a enaltecer a iniciativa".

Na sessão de abertura da reunião, André Martins realçou o papel da Associação de Municípios Portugueses do Vinho. "O facto de os municípios se associarem e terem uma associação para acompanhar os problemas e as oportunidades é, naturalmente, a demonstração de que o poder local está na linha da frente da defesa e da promoção das nossas regiões e das nossas populações."

A assembleia intermunicipal aprovou a adesão dos municípios da Chamusca, de Estremoz e de Mértola como membros da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Fundada em 2008, a associação tem como missão a afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade. Conta com 67 municípios associados, entre os quais Setúbal, de todas as regiões vitivinícolas do País.

 

Fonte: CMS/Zoomonline