Início\ Informação \ Notícias
Vila Nova de Foz Côa convida para três dias a provar vinhos do Douro Superior
Depois do sucesso das edições anteriores e da importância de um evento como este, a 4.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ está já marcada para 22, 23 e 24 de Maio

Uma iniciativa que, pelas mãos da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, veio para ficar, afirmando a cidade como a "Capital do Douro Superior" e a sub-região como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter muito próprios.

Em jeito de rescaldo da última edição, foi escrito na imprensa que "todas as regiões vitivinícolas deveriam sentir-se obrigadas a realizar anualmente um festival popular com os seus vinhos. Isso educaria os consumidores. E, já se sabe, consumidores esclarecidos são uma boa ajuda ao negócio. Ajuda ao negócio dos produtores, ajuda ao negócio das comissões vitivinícolas e ajuda aos cofres da Dra. Maria Luís Albuquerque." (in Jornal de Negócios, 06.06.2014).

"É com orgulho que recebemos este tipo de feedback. Trabalhamos para aumentar a notoriedade do território, dos vinhos e dos demais produtos autóctones e, para isso, nada melhor do que convidarmos as pessoas a visitarem-nos, descobrindo e deliciando-se com o que de melhor a região tem para oferecer", afirma Gustavo de Sousa Duarte, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.

Os moldes do ‘Festival do Vinho do Douro Superior' mantêm-se, com a realização da feira de vinhos e sabores; das provas de vinhos comentados por especialistas da Revista de Vinhos (produtora do evento); do colóquio para profissionais; e do concurso de vinhos do Douro Superior. Todas elas actividades que vão ter lugar no ExpoCôa - Pavilhão de Exposições e Feiras e às quais se junta a oferta gastronómica e a animação musical na noite de Sábado.

Dos mais conceituados e mediáticos aos menos conhecidos, são mais de 200 os vinhos que vão estar em prova livre - e alguns deles à venda, a preços especiais - ao longos dos três dias de feira. Integram este certame cerca de 70 produtores, vindos de Vila Nova de Foz Côa, mas também dos concelhos vizinhos: Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

São esperados mais de cinco mil visitantes, de onde se destacam cerca de trinta jornalistas e bloggers. A estes juntam-se também profissionais do comércio, que vão estar em Foz Côa para o Festival e para o ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior', também ele na sua 4.ª edição. 

 

Fonte: Revista de Vinhos